sábado, 6 de dezembro de 2014

Romaria masculina para pedir proteção à Imaculada Conceição

Foto: Igo Bione/JC Imagem
Na sexta o Morro recebeu tropa do Exército e neste sábado é a vez do Terço dos Homens

As mulheres podem ser maioria entre os fiéis que peregrinam rumo ao Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. A santa e a fé em torno dela não devem fazer distinção de idade, condição social e gênero. Prova disso é o apego que os homens também têm com a Imaculada. Ontem, militares do Exército subiram em grupo para assistir a uma missa especial. Hoje, haverá romaria do Terço dos Homens.

Os mais velhos já viram um marinheiro nadando no asfalto para homenagear a Maria do Morro em muitos dezembros. Os mais jovens podem conferir nesta 110ª Festa de Nossa Senhora da Conceição que o corajoso cidadão não foi o único a confiar e acreditar nos poderes da Mãe de Jesus na hora de maior sufoco.

O Exército Brasileiro tem Conceição como padroeira. Duque de Caxias não se separava de um quadro da Virgem Imaculada e, na Guerra do Paraguai (1865 - 1870), os soldados rezavam o terço, todos os dias, registra, no site, o Serviço de Assistência Religiosa da instituição.

A visita da tropa ao Morro virou tradição. Os militares se concentraram no início da manhã de sexta-feira (5) no Largo Dom Luiz e de lá seguiram ao santuário, onde foi celebrada missa às 9h.

Quem perdeu a adoração militar poderá conferir ou se juntar, no fim da tarde deste sábado, à 10ª Romaria do Terço dos Homens Mãe Rainha Com a Família. Manoel Alexandre Ferreira, 53 anos, um dos organizadores do evento religioso e coordenador do Terço dos Homens no Morro da Conceição, explica que a primeira parte do trajeto de 30 quilômetros será cumprida de carro, partindo do Santuário da Mãe Rainha, em Ouro Preto, Olinda, às 17h.

Do Morro do Peludo, os homens seguirão pela Segunda Perimetral, Avenida Beberibe, no Recife, Estrada Velha de Água Fria e Avenida Conselheiro Rosa e Silva. Na Igreja da Harmonia, próximo ao Sítio Trindade, o cortejo passará a ser feito a pé, rumo ao Morro da Conceição.

A previsão é que a etapa seguinte comece às 18h. Embora seja um encontro dos homens, eles devem ser acompanhados por suas famílias. No trajeto pela Estrada do Arraial, Ruas da Harmonia e Pedro Allain, eles vão rezar o terço. A expectativa dos organizadores é levar às ruas dois mil devotos de pelo menos 22 grupos em atividade na Zona Norte.

 E o que os homens pedem a Nossa Senhora? “Pedem pela saúde, pelo emprego e para resolver os problemas com a família, as discórdias do casal”, explica Joel Ribeiro do Nascimento, 59. Abel Francisco dos Santos, 83, morador do Morro da Conceição há meio século, confirma a proteção. “Estou sempre aqui, rezando aos pés dela.”

A santa também tem influência nas escolhas masculinas. Ajudou no amadurecimento da vocação do padre Marcelo Silva, 40, pároco de Nova Descoberta, bairro próximo ao Morro. Nascido no Córrego do Euclides, desde pequeno acompanhou a mãe na devoção. “Lá em casa a novena é permanente. Nos tempos atuais, todo dia 8 volto ao Morro para fazer minhas orações”, conta, confirmando seu vínculo com a Imaculada. Por coincidência, a Paróquia de Nova Descoberta também é de Maria, a de Lourdes, simbolizada pelo azul e branco, cores iguais às da Conceição.

O Morro recebe os fiéis com missas às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h. Às 19h, está programada mais uma celebração do novenário e, às 20h30, a atração cultural religiosa é a Banda São Francisco, no palco montado em frente à matriz.

Jornal do Commercio 

Nenhum comentário: