terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Audiência Pública discute projeto básico de aproveitamento energético de resíduos sólidos em Vitória de Santo Antão

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão e a Agência de Meio Ambiente do Município (AMAVISA) realizou na ultima sexta feira (16) uma Audiência Pública destinada à apresentação da Elaboração do Projeto Básico com Objetivo de Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos a ser implantado no Município. 

O evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, no bairro do Livramento.
A audiência foi presidida pelo secretario do governo municipal Dr. Ozias Valentin e o projeto apresentado por representantes da empresa Modus Engenharia e Serviços, responsável pela elaboração do projeto.

Também estiveram presentes no plenário da Casa Diogo de Braga o secretário de Planejamento, José Barbosa, o secretário de Obras, Manoel Jorge, representantes da secretaria de Ação Social e da Associação de Catadores, além da sociedade civil.

Representando o Legislativo municipal marcaram presença o presidente da Casa Amaro Nogueira Alves (Báu Nogueira) e o vereador Antonio Nascimento (Toninho Nascimento).

Segundo os representantes da Modus, Vitória de Santo Antão produz diariamente cerca de 120 toneladas diárias de resíduos sólidos por uma população estimada de 135.000 habitantes.

Esses resíduos são destinados a um lixão localizado a cerca de 10 km da sede municipal e capitalizam um passivo ambiental cujo efeito sobre o meio ambiente é trágico

A solução seria destinar toda essa matéria para uma Central de Recepção e Beneficiamento de Resíduos – CRBR que aproveitaria o alto valor energético dos resíduos urbanos e destinaria os materiais ferrosos e plásticos para empresas especializadas em reciclagem.

Segundo o projeto a CRBR precisará de uma área de 50.000 m² e um valor de investimento na ordem de 13 Milhões de Reais com recursos da iniciativa privada através da concessão de serviços públicos relativos à destinação de resíduos sólidos urbanos, a empresa também ficará com a responsabilidade de recuperar a área do atual lixão.

Prazo de construção da obra será de 24 meses e o prazo para recuperação do lixão e de 36 meses contados a partir da emissão das licenças dada pelos órgãos ambientais. A partir da obtenção da licença d instalação, quando estiver em funcionamento o empreendimento irá oferecer 56 empregos diretos.

De acordo com os técnicos a reciclagem como atividade econômica preponderante, protege e expande empregos, reduz a necessidades de áreas para aterros, economiza energia e evita a poluição causada pela extração e processamentos de matéria primas virgem; preserva recursos naturais reduz a emissão de gases de efeito estufa que contribuem para as alterações climáticas globais ajuda a manter o meio ambiente para geração futura.

Após a apresentação do projeto foi aberta uma rodada de perguntas onde os representantes da Modus Engenharia esclareceram algumas duvidas do público presente.

Nas considerações finais o vereador Toninho nascimento destacou a importância do projeto e a necessidade que ele seja enviado para a câmara de vereadores o quanto antes, pois assuntos relativos à preservação do meio ambiente e de grande relevância e precisa ser tratado com rapidez e seriedade, pois “são dessas resoluções que dependem o bem estar e o futuro de nossos filhos”, ressaltou Toninho.

O presidente da casa legislativa Báu Nogueira em sua explanação informou que a Câmara de vereadores está pronta e preparada para receber o projeto que devido a sua importância terá atenção especial para ser discutido e votado. Baú finalizou dizendo que “a maior fortuna que se pode deixar de herança para os filhos e netos é um ambiente limpo e livre de perigos que possam afetar a saúde dos entes queridos”.

Encerrando a audiência Dr. Ozias agradeceu a presença de todos e ressaltou que o município há muito vem tomando providencias para o bem estar da população lembrando que em iniciativas anteriores houve ações desenvolvidas para a proteção do meio Ambiente (O.L.)

Fonte Câmara dos Vereadores da Vitória

Nenhum comentário: