quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Professor dá dicas para planejar estudos ao longo do ano para o Enem

Conseguir um resultado positivo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige que os estudantes tenham atenção a alguns detalhes que vão além da dedicação de horas de estudo. Uma iniciativa que pode fazer a diferença para os próximos meses é reservar o fim deste mês de janeiro para elaborar um planejamento anual. O Portal NE10 entrevistou o professor de história do FAP Matérias Isoladas, Paulo Chaves, que enumerou alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de fazer esse cronograma.

“É essencial criar um horário de estudos. Se você está no colégio ou em um cursinho, peça à coordenação ou aos orientadores pedagógicos para ajudar na organização desse planejamento”, sugere. Além de reservar tempo para estudar, o professor recomenda que a grade de horário inclua tempo para atividades físicas moderadas e também o lazer do fim de semana.

Especificamente sobre o Enem, a orientação de Paulo Chaves é balancear o horário de acordo com a divisão das disciplinas como propõe o exame: ciências humanas, ciências exatas, matemática, linguagens e redação. Para ele, sete horas semanais para os conteúdos de ciências humanas é uma boa médoa. “Hoje não existe mais apenas história ou geografia, é preciso estar ligado na integração dos conteúdos”, ressalta.
Uma boa dica para o estudante é, a cada conteúdo revisado, parar para analisar como ele pode ser visto de acordo com conteúdos de diferentes disciplinas.


Ne10.com

Nenhum comentário: