segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

TCE emite parecer pela rejeição das contas de Pombos de 2012

A gestão da ex-prefeita do município de Pombos (Cleide Jane Sudário) vem sendo marcada por seguidas rejeição em suas prestações de contas tendo seu exercício financeiro de 2010 e 2011 rejeitados pelo pode legislativo após parecer do TCE.   

Neste inicio de ano a Segunda Câmara do TCE emitiu parecer prévio recomendando ao Legislativo de municipal a rejeição das contas de Governo do município, relativas ao exercício financeiro de 2012. O relator do processo, que teve seu voto aprovado pela unanimidade dos membros da Câmara de julgamento, foi o auditor substituto Luiz Arcoverde Filho.

De acordo com o voto da relatoria, processo TC n° 1340274-2, as principais transgressões cometidas, no exercício, relativamente aos tópicos de contas de governo, foram a extrapolação dos limites com gastos de pessoal e o não devido ajuste aos limites legais, estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Nos três quadrimestres de 2012, a Prefeitura comprometeu 57,98%, 69,73% e 55,85% da Receita Corrente Líquida do município com tais despesas. A LRF determina que o comprometimento máximo seja de 54%.

Relativamente à Previdência Municipal, foi recolhida a menor ao Regime Próprio de Previdência Social a quantia de R$ 2.001.338,22 e ao Regime Geral de Previdência Social foi recolhido a menor o total de R$ 44.459,11. Tal fato repercutiu diretamente no equilíbrio das contas do exercício, uma vez que aumentou o passivo do município, além de comprometer as gestões futuras.

Além disso, foi apontado no voto a baixa arrecadação dos tributos municipais; grave situação financeira do município ao final do exercício; não atendimento das exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, impossibilitando ao município de Pombos de receber recursos provenientes do ICMS socioambiental; não realização de audiências públicas durante o processo de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos; ausência de sítio eletrônico oficial da internet, descumprindo a Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à informação); e não remessa e atrasos no envio das informações do Sagres (sistema do TCE).

O Ministério Público de Contas esteve representado, na sessão de julgamento, pelo procurador Ricardo Alexandre. A sessão da Segunda Câmara foi dirigida por sua presidente, conselheira Teresa Duere.

Veja Matérias relacionadas 




Com informações do TCE

Nenhum comentário: