quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Município de Pombos realiza Dia D de Combate a Dengue e a Febre Chikungunya.


A Prefeitura do Município de Pombos através das Secretarias de Saúde e Educação realizou na manha desta quinta feira (12), a campanha intitulada dia D de Combate a Dengue e a Febre Chikungunya.
Em clima de carnaval e animados por uma orquestra, Secretários municipais, professores e alunos da rede pública de ensino percorreram as principais ruas do município alertando a população sobre os riscos, sintomas e maneira de prevenir o contágio.

Como é sabido a dengue e a febre chikungunya são doenças infecciosas causadas por vírus transmitido pelo mosquito Aedes Egypti (não é transmitida de pessoa para pessoa).

Durante a passeata foram distribuídos folhetos para a população e fixados cartazes nos principais estabelecimentos comerciais da cidade, Câmara de Vereadores e demais prédios públicos.

O material educativo distribuído à população ensina a combater os focos do mosquito e orienta as pessoas a procurar atendimento Médici imediato aos surgir os primeiros sintomas que são:
  •     Dor de cabeça, nos músculos, juntas e Olhos;
  •     Febre alta e manchas vermelhas no corpo;
  •    Falta de apetite

Os sinais de gravidade da doença são:
  •       Dor abdominal, tonturas e desmaios;
  •       Sangramento nas gengivas, nariz e outros locais do corpo.


Após procurar atendimento médico adequado recomenda-se que as pessoas acometidas pela dengue ou febre chikungunya fique em repouso, tome muito liquido, não ingerir bebidas alcoólicas de forma nenhuma, recomenda-se também que as pessoas com os sinto, mas da doença não ingiram remédio com ácido acetilsalicílico (AAS e Aspirina).

A melhor forma de evitar a dengue e a febre chikungunya é:

Acabar com água acumulada, guardar pneus, garrafas e outros tipos de vasilhames em local seco, tampar latas de lixo, caixas d’água, cisternas. Colocar areia nos pratos que ficam embaixo dos vasos de planta.
O mosquito da dengue se reproduz em água parada, por isso para evitar essa doença que pode matar precisamos nos conscientizar e tomar as providências necessárias, pois proteger a família e dever de todos.







Orlando Leite


Nenhum comentário: