sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Novo presidente da Petrobras foi acusado de empréstimo irregular para socialite Val Marchiori


Escolhido pela presidente Dilma Rousseff (PT) para comandar a Petrobras após a renúncia de Graça Foster, o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendini foi acusado, no ano passado, de conceder um empréstimo irregular de R$ 2,7 milhões à socialite e apresentadora Val Marchiori, de quem é amigo pessoal. Na época, Bendini chegou a colocar o cargo à disposição do então ministro da Fazenda, Guido Mantega (PT).

Reportagem da Folha de S. Paulo que revelou o empréstimo mostrou que Val Marchiori tinha restrição de crédito porque uma empresa com o nome dela não havia pago um empréstimo anterior de R$ 963,90. Ao pedir o novo crédito em nome da empresa Torke Empreendimentos, a socialite apresentou como garantia as pensões alimentícias recebidas pelos seus filhos.

Val Marchiori pediu o empréstimo para financiar a compra de caminhões para a Veloz Empreendimentos, empresa do irmão Adelino Marchiori. O financiamento foi concedido com juros de 4% (abaixo da inflação) e deveria ser pago ao longo de cinco anos.

Val Marchiori é amiga de Aldemir Bendini. Na época da reportagem, o motorista do presidente do BB informou à Folha que várias vezes transportou a apresentadora a pedido do chefe.

A análise de risco realizada pelo banco apontou que Val não tinha como comprovar receita compatível com o empréstimo. O irmão e a cunhada da socialite, que foram apresentados como fiadores, também não teriam recursos para garantir o cumprimento da operação de crédito.

Bendini negou ter participação na liberação do empréstimo e o Banco do Brasil alegou que não houve irregularidade no empréstimo. Em nota, Val Marchiori afirmou que não recebeu qualquer tipo de favorecimento.

Ex-modelo, Val Marchiori ganhou destaque nacional depois de participar do reality show Mulheres Ricas, da Band. Ela também já passou pelo SBT, Record e Rede TV.


Blog do Jamildo

Nenhum comentário: