sábado, 14 de março de 2015

Empresa cearense começará a construção de dois grandes parques de geração de energia eólica

Parques comecarão a ser construídos este mês  
Heudes Regis/ JC Imagem
O primeiro será na Chapada do Araripe, entre Pernambuco e Piauí. Somente 20% ficarão em Pernambuco. No segundo parque, serão contempladas cidades do Agreste

A empresa cearense Casa dos Ventos inicia a construção este mês de dois grandes parques eólicos que vão incluir torres implantadas na Chapada do Araripe – com grande parte desse empreendimento se concentrando no Piauí – e também no Agreste do Estado. O investimento total será de aproximadamente R$ 6 bilhões somente em Pernambuco até 2019, segundo informações da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico. A primeira fase de implantação do empreendimento no Agreste representa um investimento de R$ 800 milhões.



Do total do projeto da Chapada do Araripe, cerca de 20% ficarão em Pernambuco. Inteiro, esse parque terá uma capacidade instalada de 4 mil megawatts (MW). Para o leitor ter uma ideia, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco tem um parque gerador com condições de gerar cerca de 10 mil MW.

O governador Paulo Câmara (PSB) visitou, nesta sexta-feira (dia 13 de março), o parque eólico da Casa dos Ventos, em Marcolândia, no Piauí, para conhecer os detalhes da implantação do projeto na Chapada do Araripe e no Agreste do Estado.


Durante a visita em Marcolândia, Paulo Câmara destacou que a hélice e a torre que integram a turbina serão produzidas no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca. Os demais itens necessários para o funcionamento do parque serão importados pelo porto pernambucano. Ainda de acordo com o governador, o Estado investiu na infraestrutura do entorno, levando água e estradas para as áreas que receberão as torres.

O projeto do Araripe também terá operações em Araripina, Ouricuri e Santa Filomena, tendo uma capacidade instalada para atender 2,8 milhões de domicílios. Já o parque do Agreste terá torres nos municípios de Caetés, Paranatama, Venturosa, Pedra, Pesqueira e Cachoeiras. Em funcionamento, terá capacidade de atender 1,3 milhão de domicílios.

A Casa dos Ventos fornece energia para mais de oito milhões de lares no Brasil, além de gerar mais de 70 mil empregos, diretos e indiretos.
Inicialmente, a empresa planeja pagar um aluguel aos pequenos produtores pelo uso da terra onde ficarão as torres. Isso também pode trazer um grande desenvolvimento para o Agreste do Estado e a Chapada do Araripe.

A companhia pertence ao Grupo Salus, liderado pelo empresário cearense Mário Araripe. Ele foi dono da Troller, empresa que fabricava veículos jipe, a qual foi vendida para a Ford. Com a capitalização, entrou na área de energia renováveis.


As turbinas a serem usadas serão feitas pela General Electric, parceira da Casa dos Ventos em outros parques. A implantação do empreendimento deve atrair uma central de manutenção da GE, que pode se instalar no Piauí ou em Pernambuco.

Do JC Online

Nenhum comentário: