segunda-feira, 9 de março de 2015

Lightors: a pilha que pode ser recarregada 500 vezes... por cabo USB

Divulgação/Lightor

Os metais poluentes das pilhas são um antigo problema para o meio ambiente. O ideal é que, depois de usadas, sejam descartadas como lixo eletrônico ou enviadas para a reciclagem. Mas, segundo dados da Enviromental News Network, das 10 bilhões de pilhas usadas anualmente no mundo apenas 2% não acabam em lixeiras comuns e, consequentemente, em lixões ou aterros.

Mas uma nova tecnologia pode diminuir a quantidade de lixo eletrônico descartado anualmente em todo o mundo. Uma equipe de sul-coreanos criou a Lightors*, pilha que suporta até 500 ciclos de recarga.

Divulgação/Lightor
O mais legal é que a Lightors funciona de forma diferente de outras pilhas recarregáveis. Quando a bateria acaba, é só conectá-la a um cabo micro USB - daquele tipo muito usado para carregar smartphones.

Além de economizar na compra de pilhas, a novidade evita o descarte do produto, que muitas vezes tende a ser feito de forma inadequada. Os idealizadores do projeto acreditam que, com a entrada da Lightors no mercado mundial, será possível reduzir o envio de 10 a 20 milhões de unidades por ano para o lixo.

As pilhas têm tamanho AA (1.500 mAh) e AAA (600 mAh) e podem ser usadas em dispositivos como calculadora, teclado, relógio, controle remoto, câmeras, entre diversas outras opções.

Os criadores da Lightors incluíram seu projeto (em 16 versões) num site de financiamento coletivo - o Kickstarter* - para arrecadar 15 mil dólares. Conforme o valor aplicado no projeto, o doador ganha um conjunto de baterias. A versão atual mais barata do kit (vários já esgotaram), com duas pilhas AA e um cabo micro USB, custa 8 dólares. Ainda faltam 16 dias para o final da arrecadação, mas o projeto já conseguiu mais de 57 mil dólares. Um sucesso!
Portal Planeta Sustentável 


Nenhum comentário: