quarta-feira, 11 de março de 2015

Novo medicamento para hepatite C é aprovado pela Anvisa

Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um novo medicamento para o tratamento de hepatite C, o simeprevir sódico. 

A expectativa é que o produto passe a ser oferecido pelo SUS ainda no primeiro semestre deste ano.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11). Segundo a Anvisa, o medicamento, chamado de Olysio, tem maior eficácia em relação a outras terapias. Este é o segundo medicamento registrado neste ano de uma lista de três novos produtos que devem ser incorporados à rede pública para o tratamento da hepatite C.

O primeiro foi o daclastavir, também administrado por via oral. Um terceiro remédio, o sofobuvir, ainda está em análise para registro, de acordo com o órgão.

Hoje, pacientes precisam recorrer à Justiça para fazer com que o SUS pague os medicamentos, até então disponíveis apenas no exterior.

Segundo o Ministério da Saúde, os novos remédios têm chance de cura de até 90% e reduzem o tempo de tratamento, em média, de um ano para três meses. Cerca de 16 mil pessoas são tratadas por ano contra hepatite C no sistema público de saúde. 

A doença, responsável por grande parcela dos casos de transplantes e de câncer no fígado, é transmitida por meio de transfusão de sangue, compartilhamento de material para uso de drogas -como seringas-, de outros materiais cortantes e de objetos de higiene pessoal.

Da Folhapress

Nenhum comentário: