sexta-feira, 13 de março de 2015

Recife ganha painel gigante em homenagem a Luiz Gonzaga

Obra poderá ser vista de várias partes da cidade. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
No dia do aniversário de 478 anos do Recife, o município ganhou uma obra de arte que pode ser vista de vários pontos da cidade. Um painel de 77 metros de altura, oito metros de largura e 3,6 de profundidade com a imagem de Luiz Gonzaga foi instalado no prédio sede da prefeitura, no Cais do Apolo. A obra é do muralista paulista Eduardo Kobra, conhecido internacionalmente. Além de homenagear um dos principais ícones da cultura nordestina, o trabalho objetiva valorizar o turismo local por meio da arte urbana.

O investimento foi do Ministério do Turismo e faz parte da campanha #PartiuBrasil, uma ação integrada de publicidade que incentiva os brasileiros a viajarem pelo país, e os profissionais do setor a comercializarem destinos nacionais.

A cidade vem integrando diversos eventos fora de Pernambuco e do Brasil divulgando os pontos de visitação. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Camilo Simões, este ano há 12 feiras programadas para a equipe de promoção e marketing do Recife. Na segunda-feira (16), Camilo Simões vai estar no Cruise Shipping 2015, em Miami, evento sobre cruzeiros onde o secretário vai tentar atrair mais cruzeiros para a capital pernambucana. “É um trabalho contínuo de divulgação do nosso destino”, destacou.

“O que está no painel, além da arte, é para nós (nordestinos) algo de muita emoção. O prédio da administração municipal ter Luiz Gonzaga cravado mostra a importância dele e celebra nossos artistas, que, símbolo de dignidade e honradez, encantam nosso povo”, afirmou o prefeito Geraldo Julio (PSB). Vários artistas prestigiaram o lançamento do painel. Entre eles, Petrúcio Amorim, Camarão, Terezinha do Acordeon, Santana e Maciel Melo.

Eduardo Kobra usou  cerca de 900 latas de spray e mais de 200 galões de esmalte sintético na fachada da prefeitura. “Tive a ajuda de mais quatro artistas que trabalham comigo há 15 anos. É um marco na minha carreira pela dificuldade de realizar um trabalho nessas proporções”, relatou Kobra. O painel ficará completamente pronto na próxima semana e vai ganhar iluminação especial para ser contemplado a qualquer hora do dia ou da noite. O equipamento foi instalado na face do prédio voltada para o rio e e para a Rua da Aurora. É a maior imagem exposta em uma fachada na América Latina.

O artista tem mais de 20 anos de carreira e usa como principais referências a colorida estética mexicana e o design do norte americano Eric Grohe. Ele combina traços realistas com cores vivas e figuras geométricas. Kobra já estampou sua arte em 14 países e em cidades como Nova York, Los Angeles e Moscou.

Turismo
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Turismo, em 2014, o Recife ultrapassou uma marca histórica no fluxo de visitantes. Pela primeira vez em pelo menos dez anos, a cidade passou a capital baiana no desembarque de turistas estrangeiros. Segundo a Infraero, enquanto Salvador recebeu 150.122 visitantes de fora do país entre janeiro e dezembro do ano passado, 150.259 turistas estrangeiros preferiram conferir os pontos recifenses.


Arte: números do painel

77 metros é a altura do painel
8 metros é a largura
3,6 metros é a profundidade
1000 latas de spray foram usados no equipamento
200 galões de esmalte sintético pintaram a fachada da prefeitura
20 anos é o tempo de carreira do muralista Paulo Kobra
3,9 milhões de pessoas foi o fluxo global de visitantes (entre turistas e excursionistas) no Recife, segundo a Empetur, em 2014. Em 2013, foram 2 milhões de pessoas.
25 milhões é o valor da receita anual da Secretaria Municipal de Turismo

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: