segunda-feira, 30 de março de 2015

Tragédias da aviação x Tragédias das estradas

Imagem: Reprodução
Os acidentes de trânsito MATAM incomparavelmente bem mais que as tragédias envolvendo aviões.

Como não poderia ser diferente, as tragédias envolvendo aviões tem enorme apelo emocional e repercussão em todo o mundo, como o mais recente desastre nos alpes franceses com Airbus 320 da alemã Germanwings, com 150 pessoas mortas nesta quarta (25).

Segundo o Jornal da Globo apesar de tragédias como esta, voar é cada vez mais seguro. As estatísticas mostram que 2013 foi o ano mais seguro da aviação civil desde o fim da Segunda Gerra Mundial. Caso a taxa média se mantenha em 2015, mil pessoas devem morrer em acidentes aéreos. As estimativas apontam 3,5 bilhões de passageiros embarcando em avião neste ano.

Já a situação nas estradas é bem pior, os cálculos apontam que 1,2 milhão devem morrer nas estradas em 2015 em todo o mundo. De acordo com a Seguradora Líder, a administradora do Seguro DPVAT, no Brasil no ano passado foram pagas  52.226 indenizações por morte. Mesmo considerando que podem haver casos de anos anteriores, o índice é alarmante: é como se um Airbus caísse todos os dias no Brasil.

Os acidentes de trânsito não causam tanta comoção ou chamam tanto a atenção como as tragédias envolvendo aviões (seria culpa dos meios de comunicação em massa?), mas matam incomparavelmente bem mais (Será que as pessoas já se acostumaram?). Descontados os problemas viários e mecânicos, a grande maioria dos casos são causados pelo comportamento inadequado dos condutores/motociclistas e da omissão das próprias autoridades que não se importam em cultivar a cultura de segurança no trânsito.

Portal Transitar

Nenhum comentário: