quarta-feira, 29 de abril de 2015

Blog do Magno Martins: Coluna da quarta-feira

TRISTE E ABATIDA - Ao chegar em solo pernambucano, ontem, para inauguração do polo automotivo Jeep da Fiat, a presidente Dilma não conseguiu esconder um tremendo abatimento. Com 10 quilos a menos, resultado de uma exaustiva dieta, não é a mesma que veio ao Estado na campanha passada.

Nem poderia! A crise enfrentada em sua gestão vem lhe tirando o sono. Após ser recepcionada pelo governador Paulo Câmara e a direção da Fiat, Dilma se acomodou na primeira fila das cadeiras reservadas para as autoridades acompanhar um mega evento, de altíssimo nível, que durou duas horas, tendo no cerimonial a jornalista global Glória Maria.

Foi notável o semblante triste de Dilma ao lado do ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, e demais autoridades. Na própria fala dela, que seria de improviso e acabou lendo, a presidente não conseguiu disfarçar. Seu semblante é de quem está mergulhada num inferno astral.

Nem quando falou dos efeitos positivos provocados na economia de Pernambuco com a chegada da Fiat a presidente mudou de fisionomia ou de tom. A impressão que passou é que não está conseguindo se desligar da crise, que se agrava, agora com notícias envolvendo o ex-presidente Lula, conforme a revista Veja.

Mesmo abatida, Dilma foi correta ao destacar o papel que o ex-governador Eduardo Campos teve na atração do investimento assim como o ex-presidente Lula. Citou, ainda, o governador Paulo Câmara e quando já tratava de Suape, especialmente a refinaria Abreu e Lima, citou o papel do senador Fernando Bezerra Coelho.

Dilma falou daquilo que tem lhe tirado o sono: a operação Lava Jato, ressaltando que está chegando ao fim e com isso a refinaria pernambucana voltará a ser priorizada, para que suas obras acabem e tenha condições de ampliar sua capacidade, gerando mais empregos e aumentado a produção da Petrobras.

Por fim, deu a notícia que a direção da montadora esperava, o Governo e todos os pernambucanos: a licitação para construção do Arco Metropolitano, projeto essencial e imprescindível para o escoamento da produção de Jeeps atingir a sua meta, de 250 mil unidades por ano.

REFORMA PARA INGLÊS VER– A sociedade brasileira cobra uma reforma política, mas o Congresso caminha para novo fracasso. Nenhuma proposta tem os 308 votos necessários à sua aprovação, nem mesmo a que tem maior apoio, o distritão. A eleição à Câmara, diz a Constituição, é (100%) pelo voto proporcional. Por isso, defensores das mudanças querem a abertura de negociações para que uma proposta de reforma seja construída.

XERIFE DO ORÇAMENTO
Deputado estreante na Câmara Federal, o trabalhista Ricardo Teobaldo emplacou a relatoria-geral da Lei de Diretrizes Orçamentárias e tende a sair, certamente, do anonimato, virando estrela do Congresso. A previsão orçamentária para 2016 é da ordem de R$ 3 trilhões.



PARAÍBA SAI NO LUCRO – Presente, ontem, na inauguração da Fiat em Goiana, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), revelou que a capital paraibana está colhendo substancialmente os louros da instalação da montadora. Segundo ele, grande parte dos executivos do polo automotivo Jeep fixou residência em João Pessoa pela proximidade e em busca de qualidade de vida.

DINHEIRO PARA PIPA – Já o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), aproveitou a passagem da presidente Dilma, ontem, por Goiana, para pedir que abrisse uma exceção ao Nordeste na questão relacionada ao agravamento da seca. “Estamos sem dinheiro até para pagar carro pipa e o Governo tem que nos ajudar emergencialmente”, alegou.

O GRANDE HOMENAGEADO
O ex-governador Eduardo Campos recebeu, ontem, homenagem de todos os principais executivos da Fiat, da presidente Dilma, do ministro Armando Monteiro e também da apresentadora global Glória Maria, responsável pelo cerimonial da inauguração do polo automotivo Jeep de forma inusitada: conversando com as autoridades como se estivesse em um programa de televisão.


CURTAS

PROTESTO – Professores em greve prometem, hoje, uma grande manifestação em frente ao Centro de Convenções, local da etapa final do seminário Todos por Pernambuco. Por isso, a segurança foi reforçada, impedindo que cheguem próximo ao auditório Guararapes.

PROTESTO – Os partidos de oposição encomendam pesquisas, em quase todo o país, para saber quem venceria, caso as eleições presidenciais fossem hoje. Aécio Neves, candidato do PSDB, por conta do caso Petrobras, vence na maioria das enquetes.


Perguntar Não Ofende: Na crise, onde Dilma vai encontra dinheiro para fazer o Arco Metropolitano?

Nenhum comentário: