sábado, 25 de abril de 2015

Blog do Magno Martins: Coluna do Sabadão

Câmara dá o braço a torcer

Numa espécie de mea-culpa, o governador Paulo Câmara (PSB) deu a mão à palmatória e reconheceu, ontem, em discurso no seminário Todos por Pernambuco, em Palmares, que as medidas tomadas para reduzir a violência no Estado, a ponto de não comprometer o Pacto pela Vida, ainda não surtiram efeito.

“Isso nos deixa frustrados, mas não desanimados para enfrentar o problema”, disse o governador. Em seu discurso, Câmara disse: “A violência está sendo reduzida? Não! O Pacto pela Vida está como queremos, dando resultados? Não! Mas, nós estamos atentos e tomando as decisões que o momento exige? Sim”.

Segundo levantamento da Secretaria de Defesa, houve um recrudescimento da violência no Estado nos últimos seis meses, tendo se agravado recentemente, o que levou o Governo a rever o Pacto pela Vida. “Estamos discutindo novas estratégias, vendo o que deu certo e errado, mas estamos atentos e não permitir que o Pacto seja comprometido”, disse Câmara.

O governador destacou, especialmente, a onda sanguinolenta que se observa em Serra Talhada, onde, nos últimos 40 dias, nove pessoas foram assassinadas depois da execução do vereador Cição, que era policial. “Serra é um capítulo à parte. O secretário de Defesa e toda sua equipe estão atentos e trabalhando para tranquilizar a população”, afirmou.

A oposição já havia se manifestado sobre o aumento da violência. Os números apresentados pelo Governo, registrando um aumento de 8,73% de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em 2014, trazem à tona a necessidade de uma repactuação do Pacto pela Vida, questão que já vinha sendo alertada publicamente pela bancada de oposição na Assembleia Legislativa e que também foi vocalizada pelo então candidato ao Governo do Estado, senador Armando Monteiro, ao longo de toda a campanha eleitoral”, diz o líder Sílvio Costa Filho.

Segundo ele, quando foi lançado pelo então governador Eduardo Campos, em 2007, o Pacto pela Vida tinha uma meta de 12% ao ano na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais. Esta meta só foi atingida nos anos de 2009 e 2010. “Em 2014, o programa dá claros sinais de que precisa ser rediscutido, com a ampliação no aumento da criminalidade”, afirma.

O governador destacou, especialmente, a onda sanguinolenta que se observa em Serra Talhada, onde, nos últimos 40 dias, nove pessoas foram assassinadas depois da execução do vereador Cição, que era policial. “Serra é um capítulo à parte. O secretário de Defesa e toda sua equipe estão atentos e trabalhando para tranquilizar a população”, afirmou.

PAU DE GALINHEIRO– Além de profundamente desgastado, conforme a comitiva do governador Paulo Câmara pôde sentir, ontem, durante o seminário Todos por Pernambuco, o prefeito de Palmares, João Bezerra (PSB), perdeu uma recente causa que deu ao município um prejuízo da ordem de R$ 10 milhões. “Ele vai sofrer uma derrota acachapante se disputar à reeleição”, constata o ex-deputado Enoelino Magalhães.

VICE NO ESCURO – Filho da região, tendo vivido em Palmares até aos 16 anos, o vice-governador Raul Henry (PMDB) se emocionou, ontem, e em seu discurso revelou um segredo de estado: foi escolhido vice por Eduardo Campos sem saber quem seria o candidato a governador. “Ele apenas me disse que o candidato nunca tinha disputado uma eleição, mas era competente e ganharia”, afirmou, referindo-se a Câmara, que estava ao seu lado ouvindo atentamente.

COLHENDO FRUTOS – Voto contrário ao projeto de terceirização, o deputado Wolney Queiroz (PDT) colhe dividendos pela posição firme e inabalável que tomou, votando contra, inclusive, as emendas que, no seu entender, não soariam bem aos ouvidos dos trabalhadores. Seu celular está congestionado de mensagens de congratulações por parte dos segmentos os mais variados da classe trabalhadora.

PROFESSORES APANHAM – O pau cantou, ontem, em Palmares. Professores em greve que participavam de um manifesto denunciaram agressão física por parte de policiais truculentos que barraram a entrada do grupo na faculdade, onde foi realizado o seminário Todos por Pernambuco. A professora Viviane Barbosa, de Itapissuma, chegou a filmar um vídeo sendo violentada.



PALMAS PARA ELE – Um grupo de deputados foi recebido, ontem, em Curitiba, pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pela operação Lava Jato. Os parlamentares saíram impressionados com a disposição e a firmeza do magistrado. Ao longo da conversa, ele disse que não vai soltar nenhum dos acusados que se encontram presos e que continuará agindo de forma justa, mas implacável.

CURTAS

RECURSO– Em nota sobre a decisão do bloqueio dos seus bens e do ex-secretário João Bosco, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, informou, ontem, que não havia sido ainda notificado e que quando vier vai recorrer, por se tratar de uma decisão proferida em caráter liminar.

SEM PRESSÃO– Nem adianta pressionar. O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse a um grupo de senadores que o projeto da terceirização será enviado a quatro comissões (Direitos Humanos, Assuntos Econômicos, Assuntos Sociais e CCJ) antes de chegar ao plenário.


PERGUNTAR NÃO OFENDE: Na queda de braço entre Renan e Eduardo, quem vai sair vitorioso?

Nenhum comentário: