sexta-feira, 10 de abril de 2015

Do blog do Magno Martins: Coluna da sexta-feira

O ESTILO PAULO CÂMARA - Próximo a completar 100 dias de gestão, o governador Paulo Câmara (PSB) já imprimiu um estilo próprio. Algumas coisas lembram o seu guru, o ex-governador Eduardo Campos, como a disposição para o trabalho, os incansáveis expedientes noturnos, a pontualidade e a disposição para o diálogo.

Câmara tem, porém, diferenças gritantes. De perfil técnico, não costuma exagerar na dosagem em discursos. Em algumas ocasiões, nem fala, abrindo espaços para aliados. Em viagens, Câmara também é bem diferente. Raramente usa jatinhos nos deslocamentos a Brasília.

Ao interior, quando os trechos são curtos ou médios abre mão do helicóptero e embarca com alguns auxiliares numa Van, como fez, ontem, para chegar até Surubim, um trecho de 122 km, de onde seguiu depois para a cidade de Garanhuns, onde abre hoje o seminário Todos por Pernambuco.

De Garanhuns, segue amanhã, logo cedo, para Caruaru, para a terceira etapa do seminário, o que na prática terá percorrido mais de 800 km em apenas três dias. “O governador só usa avião em casos extremamente necessários”, diz o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira.

Nos contatos com a população no Interior, o governador tem um estilo que lembra um pouco Eduardo, se misturando ao povo e sempre disponível para fotos com fãs e eleitores. Câmara também é madrugador e pontual como Eduardo. Nos seminários, não fossem as falas prolongadas dos aliados, dificilmente atrasava a programação.

Ontem, por exemplo, na assinatura da ordem de serviços da duplicação da PE-160, ligando do entroncamento da BR-104, em Pão de Açúcar, à entrada da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, o governador fez um ato de 15 minutos, usando da palavra apenas o deputado Diego Moraes (PSB) e ele próprio, que falou cinco minutos.

COM AÉCIO – Na conversa que teve com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, terça-feira passada, o governador Paulo Câmara informou que estaria procurando nos próximos dias o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB. Com as principais lideranças tucanas, Câmara tem procurado antecipar entendimentos com relação as eleições municipais, para garantir a presença do PSDB na aliança de Geraldo Júlio.

REAÇÃO INESPERADA – Petista de carteirinha, cria do ex-prefeito Flávio Nóbrega, o prefeito de Surubim, Tulio Vieira, não só prestigiou o seminário Todos por Pernambuco, ontem, em sua terra, como fez rasgados elogios ao tratamento recebido pelo governador, citando, inclusive, a parceria selada para custeio do carnaval no município.

O JOGO DO GOVERNO – Os seis senadores do PSB denunciam que a criação de sucessivas CPIs tem como objetivo dispersar e enfraquecer investigações que estão em curso. O alvo seria retirar o peso das CPIs do HSBC, da Operação Zelotes e do Extermínio de Jovens. O PSB critica a eventual criação da CPI dos Fundos de Pensão, proposta pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), e decidiu retirar suas assinaturas do requerimento.

INDECISÃO TUCANA – O PSDB está em dúvida sobre a presença de seu presidente, Aécio Neves, na manifestação de domingo. Tasso Jereissati opinou que se fosse menor que no dia 15, o tucano seria associado a um fracasso. Cássio Cunha Lima sustentou que se fosse pequena, Aécio viraria líder. Rita Camata sugeriu que ele olhasse o tamanho para decidir se vai ou não. Bruno Araújo teme a overdose de protestos.

NEM AI! – O senador Fernando Bezerra Coelho participou, ontem, apenas da abertura do seminário Todos por Pernambuco em Surubim, queimando as plenárias da tarde. Sobre a sua defesa no processo da Lava Jato em que é acusado de receber R$ 20 milhões para a campanha de Eduardo, o socialista disse que está assessorado por um excelente advogado e que vai tirar de letra.

CURTAS

OPOSIÇÃO – Na segunda etapa Agreste do seminário Todos por Pernambuco, hoje, em Garanhuns, o governador terá como anfitrião mais um prefeito do bloco de oposição: Izaías Régis (PTB), ligado ao ministro Armando Monteiro Neto. Resta saber se terá comportamento dócil feito o prefeito petista de Surubim.

AUDIÊNCIA – O senador Fernando Bezerra Coelho preside, hoje, em Petrolina, audiência pública da Comissão de Reforma Agrária e Agricultura do Senado para discutir a crise hídrica que se abate sobre a fruticultura irrigada no Vale do São Francisco, destruindo produções e empregos.


PERGUNTAR NÃO OFENDE: Vale a pena fazer balanço de cem dias de Governo?

Nenhum comentário: