quarta-feira, 8 de abril de 2015

Do Blog do Magno Martins: Coluna da quarta-feira

PRISCILA CANDIDATA PELO PDT? - Viabilizada a fusão do DEM ao PTB, o ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto, assume no Estado com carta branca da direção nacional o comando do PDT, levando para a legenda de imediato cinco deputados federais e um senador – Douglas Cintra, que assumiu a sua vaga no Senado.

Com isso, o PDT, hoje com apenas um federal – Wolney Queiroz – cria envergadura no Estado com a incorporação aos seus quadros dos deputados Jorge Corte Real, Zeca Cavalcanti, Adalberto Cavalcanti e Ricardo Teobaldo. O quinto é Sílvio Costa, armandista de carteirinha e hoje numa posição desconfortável no PSC, que já disse que segue junto.

A grande novidade como consequência da fusão do DEM ao PTB em Pernambuco tende a ser o destino da deputada Priscila Krause (DEM), que torce o nariz para a incorporação do seu partido à legenda trabalhista. Segundo uma fonte ligada ao diretório nacional do PDT, a parlamentar já teria aberto conversações com Armando para ingressar no novo e revigorado PDT.

Priscila, neste caso, seria potencial candidata a prefeita do Recife, criando uma mais que terceira via na sucessão do prefeito Geraldo Júlio. Mesmo que a sua transferência não venha a se confirmar, a deputada também não iria para o PTB, partido que em nível municipal deve integrar a aliança pela reeleição de Geraldo.

Armando já teve vários encontros com a direção nacional do PDT, conforme não faz segredo o seu presidente Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho e um dos mais entusiasmados com a nova fase que o partido passaria e ter no País, com destaque no plano pernambucano.

Quanto ao prefeito de Caruaru, José Queiroz, e seu filho Wolney, o que se diz em Brasília é que Armando não teria dificuldades de construir uma ponte para convencê-los a permanecer na legenda. Como Queiroz não é candidato em 2016 nem tampouco Wolney, a possibilidade de um entendimento não está descartada.

MENDONÇA NA LIDERANÇA – Em entrevista ao Frente a Frente de ontem, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) adiantou que, feita a fusão do DEM ao PTB, processo que teve desdobramento com um novo encontro entre as principais lideranças dos dois partidos, o líder na Câmara será o deputado pernambucano Mendonça Filho. “Benito Gama é um bom quadro, mas o líder será Mendonça”, assinalou.

MARIDO TRAÍDO – O ex-ministro Pepe Vargas viveu na pele, ontem, a experiência do marido traído: no cargo, foi o último a tomar conhecimento, pelo noticiário online, que a sua pasta das Relações Institucionais estava sendo oferecida a Eliseu Padilha, por indicação do PMDB. Por sorte, Padilha não aceitou porque não teve o respaldo do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).



FERRAZ ASSASSINADO – Elmo, 46 anos, integrante da família Ferraz, foi a sétima vítima da guerra sanguinolenta de Serra Talhada que começou com o assassinato do vereador Cícero Fernandes (PRP), o Cição, ligado ao secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira. Pelo jeito, a lista dos 20 marcados para morrer parece que é uma triste realidade.

ACABOU CEDENDO – O vice Michel Temer estava decidido a não participar do núcleo duro do Planalto. Foi o que disse à Dilma pela manhã, mas na noite de ontem, diante da recusa de Eliseu Padilha, cedeu. O PMDB acha que, agora na condição de responsável pela articulação política, Temer vai evitar o esgarçamento da relação do Planalto com o partido. Pois, depois que a casa caiu, ele não iria ficar com o pepino na mão, para ser cobrado caso não fizesse um milagre. Temer reforça, assim, o núcleo institucional dos partidos da base.

PSDB COM GERALDO
Ao governador Paulo Câmara, vice-presidente nacional do PSB, com quem se encontrou, ontem, em São Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso revelou que vai trabalhar intensamente para manter a aliança tucana com a legenda socialista em várias capitais nas eleições do ano que vem, especialmente no Recife, priorizando a reeleição do prefeito Geraldo Júlio, que elogiou pela sua postura na campanha presidencial de Aécio Neves.




CURTAS

GARANHUNS – O diretório municipal do PSDB de Garanhuns tem novo presidente. É Saulo Malta, indicado pelo deputado estadual Claudiano Martins. Por orientação do parlamentar, Malta já começou a trabalhar o ingresso de novos filiados para montar uma chapa competitiva à Câmara de Vereadores.

RECURSOS – O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), foi recebido em Brasília, ontem, pela secretária-executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Sote, com quem discutiu a liberação de recursos para obras que estão em andamento no município em parceria com o Governo Federal.

Perguntar não ofende: Dilma, enfim, cedeu ao poder de Eduardo Cunha ao não emplacar Eliseu Padilha em sua equipe?

"O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento". (Provérbios 11-9)

Nenhum comentário: