sexta-feira, 17 de abril de 2015

Lula visita Pernambuco hoje

Com postura mais ativa no cenário nacional, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará o Estado pela primeira vez, após o processo eleitoral que deu a vitória a sua apadrinhada política, a presidente Dilma Rousseff (PT). O líder do PT participa, hoje, da inauguração da fábrica da Itaipava, em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. 

Na ocasião, ele fará palestra e visitará as instalações do empreendimento. O petista chegará a Pernambuco por volta as 13h30 e seguirá direto do aeroporto para a fábrica, de helicóptero. Ele será acompanhado pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT).

A visita do ex-presidente acontece durante momento em que ele intensifica sua voz no cenário nacional e mostra mais independência em relação à presidente Dilma Rousseff. Após criticar os rumos da política econômica do Governo Federal, o gestor se posicionou abertamente contra o projeto de lei da terceirização. O assunto envolve a relação entre o Congresso Nacional e a gestora petista – que anda desgastada – e trazendo complicações ao Executivo federal. Foi a primeira vez que Lula bateu de frente com a sua sucessora de forma pública. O assunto é considerado sensível aos petistas, já que mexe com a classe trabalhadora e sindicatos, historicamente ligados ao PT.

O líder petista também vem fazendo movimentações independentes no cenário político. Lula chegou a receber o governador Paulo Câmara, no Instituto Lula, em São aulo, antes da presidente Dilma Rousseff marcar um encontro com o gestor. Outras lideranças, como o vice-presidente Michel Temer (PMDB) também foram procurados pelo dirigente.

POSITIVA
A postura do ex-presidente, contudo, é avaliada de forma positiva pelos seus correligionários. Para o senador Humberto Costa, a movimentação do dirigente é positiva em momento de crise. É uma postura importante, porque Lula é uma liderança de peso nacional. Vivemos momento delicado e a participação dele é algo positivo. Nossa expectativa é que ele intensifique esse trabalho”, defendeu Costa.

O governador Paulo Câmara (PSB) é uma das lideranças pernambucanas que participará da inauguração ao lado do líder petista. O gestor espera ter nova oportunidade de conversar mais uma vez com o ex-presidente. “Terei a satisfação de recebê-lo. É um presidente que fez muito pelo nosso Estado, e pelo Brasil e, como pernambucano, ele é muito bem-vindo. Vou ter oportunidade de conversar com ele e ouvi-lo. É sempre bom ouvir alguém experiente”, avaliou o governador Paulo Câmara.

Da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: