sexta-feira, 8 de maio de 2015

Pacto pela Vida vai instalar 100 câmeras no alto dos prédios do Recife

O Recife monitorado do alto dos edifícios

O pacote de ações para a área de segurança pública anunciado ontem pelo governo do estado prevê a transferência de 100 das 985 câmeras de videomonitoramento existentes no estado para as coberturas de prédios. Os moradores poderão solicitar a instalação das câmeras, preenchendo um formulário que será disponibilizado no site da SDS. 

O governo também informou que abrirá concursos públicos para o preenchimento de 2.366 vagas. As medidas foram anunciadas pelo governador Paulo Câmara, na véspera do aniversário de oito anos do Pacto pela Vida.

As câmeras terão alcance de aproximadamente 3km. Um equipamento instalado em uma das torres gêmeas do Cais de Santa Rita serviu de experiência para a ampliação da tecnologia para outras áreas da RMR, além de Caruaru e Petrolina.

“Não iremos deixar de atender às áreas que já são monitoradas. Vamos apenas ampliar o raio de visão e assim poder agir com mais rapidez e eficiência. Serão escolhidos prédios que estejam em locais de grande circulação e áreas com elevados índices de criminalidade. Pontos como a Avenida Agamenon Magalhães, a Avenida Norte e a Avenida Mascarenhas de Morais, por exemplo, deverão receber esses equipamentos”, adiantou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Ainda segundo o titular da pasta de Defesa Social, a inovação não vai implicar custos extras para o estado, pois não serão adquiridos novas câmeras. “Serão retiradas de alguns pontos para serem instaladas nas coberturas dos prédios. Para o processo ser concluído, os moradores dos edifícios precisarão aprovar a medida em assembleia e encaminhar um ofício à secretaria”, completou Carvalho. O alcance das câmeras instaladas atualmente são 400 metros.

Juventude

O governo anunciou ainda que será concedido auxílio de até R$ 200 por mês para jovens inseridos nos programas Centro da Juventude Adolescente ou Centro da Juventude Adulto-Jovem. Também foi instituído o Selo Pacto pela Vida de Prevenção Social, que será concedido a pessoas físicas e jurídicas que realizarem ações de inclusão social da criança e juventude.

O governador assinou ainda um termo de cooperação para assistência jurídica gratuita a servidores da área de segurança. O serviço será oferecido pela Defensoria Pública a policiais militares e civis, e bombeiros que não tenham condições de pagar despesas processuais e honorários advocatícios em causas relacionadas ao trabalho.

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: