sábado, 2 de julho de 2011

HÁ 161 ANOS-ERA APROVADA O ÚLTIMO COMPROMISSO DA IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

AS IRMANDADES DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PARTE 2

Existiam, na FREGUESIA DE SANTO ANTÃO, em meados do século XIX, quatro Irmandades: a do SANTÍSSIMO SANCRAMENTO e a das ALMAS, na MATRIZ DE SANTO ANTÃO; a de NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS, na IGREJA DO ROSÁRIO, e a de NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO DOS HOMENS PARDOS, na CAPELA de NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, todas bem antigas.


IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Tinha como principal finalidade promover e render culto ao SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA EUCARISTIA e, por isso mesmo, era considerada como a de maior importância e nobreza e encarregada da administração dos bens e alfaias da MATRIZ DE SANTO ANTÃO e do próprio templo.

Obrigava-se a comparecer incorporada a todos os atos e festas da paróquia, formando a GUARDA DE HONRA DO SANTÍSSIMO SANCRAMENTO, quando era conduzido, em viático, aos enfermos, pelo sacerdote, sob a umbela, precedido de acólitos e da Irmandade, de cruz alçada e círios acesos, indo um dos irmãos de toalha branca a tiracolo, badalando uma sineta, à frente,anunciando a passagem do SANTÍSSIMO, pelo povo devotamente chamado de NOSSO PAI.

Repicavam os sinos da MATRIZ à saída e à entrada do Viático, paravam os transeuntes, descobrindo as cabeças e curvando-se respeitosamente; abriam-se as janelas e varandas das residências, ornadas de vistosas toalhas e de jarros com flores e círios acesos.
O último COMPROMISSO da IRMANDADE DO SANTÍSSIMO foi aprovado pela Lei Provincial n° 262, de 01 de julho de 1850.

Usava opas vermelhas sobre roupa preta e conduzia brandões, quando, incorparada, assistia ou acompanhava os atos religiosos.
Foi por iniciativa e trabalho seus que, quando TESOUREIRO o farmacêutico MANOEL MARIA DE HOLANDA CAVALCANTI, se promoveu a demolição da antiga Matriz e a construção da atual, de 1873 a 1880, sob a direção dos FRADES CAPUCHINHOS da IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PENHA, do RECIFE.
Grave crise administrativa surgida então teve como conseqüência a lenta extinção de bela e nobre instituição.

REVEJA A PRIMEIRA PARTE Aqui

TEXTO ORIUNDO DO LIVRO HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE, ESCRITO PELO PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO.

POSTADO POR JOHNNY RETAMERO

Nenhum comentário: