INTRODUÇÃO-PARTE 1
Quando pesquisei sobre a reconstrução do atual templo da MATRIZ DE SANTO ANTÃO pude verificar a importância que as irmandades tiveram em nossa cidade, não só em obras de reconstrução, mas também na caridade e na fé tão grandemente vividas por elas.
Então ao me aprofundar no assunto vi a importância da divulgação dessa irmandade que teve um papel importantíssimo na reconstrução do atual templo da MATRIZ DE SANTO ANTÃO, espero que vocês, nossos leitores, gostem e se inspirem nas palavras do grande “IRMÃO” que quando ouve dúvidas sobre o sucesso da empreitada ele disse: : “ Posso-lhe afiançar que V. Revma., sem dificuldade, fará a nova Matriz porque o povo desta cidade é o melhor de todo o Império. Rogo-lhe que venha, ou mande quem suas vezes faça, que a nossa glória será completa”(MANOEL MARIA DE HOLANDA CAVALCANTI). Reveja a matéria sobre a construção do novo templo da Matriz de SANTO ANTÃO no link abaixo:
HÁ 130 ANOS ERA INAUGURADO O ATUAL TEMPLO DA MATRIZ DE SANTO ANTÃO.
HÁ 130 ANOS ERA INAUGURADO O ATUAL TEMPLO DA MATRIZ DE SANTO ANTÃO.
IRMANDADES
São associações de fiéis, constituídas como corpo orgânico, possuíam, em geral, as Irmandades privilégios assegurados pelo Direito Canônico e, algumas vezes, concedidos pela SANTA SÉ.
No regime monárquico, eram as Irmandades e Confrarias sociedades ao mesmo tempo religiosas e civis, subordinadas aos bispos na parte espiritual, e ao Governo, quanto à administração dos seus patrimônios e bens temporais.
OS DIREITOS E DEVERES DOS IRMÃOS
Eram estabelecidos no COMPROMISSO, estatuto por eles organizados, mas que devia receber a aprovação da Igreja e do Estado.
Sem esse COMPROMISSO, ou, quando possuindo-o, deixavam de cumpri-lo, eram as irmandades declaradas IRREGULARES e sofriam penas que iam de suspensão à extinção.
As primeiras Irmandades e Confrarias religiosas foram fundadas, no Brasil, pelos missionários das diferentes Ordens e tinham como principal objetivo fomentar a piedade, promover devoções a determinados santos, seus padroeiros, e sufrágios pelas almas dos sócios falecidos; manter o culto e a disciplina, pela observância dos Mandamentos e freqüência aos Sacramentos.
A QUESTÃO RACISTA
O preconceito racista, arraigado na sociedade nascente, quando ainda se não processara o amálgama dos elementos étnicos formadores do povo brasileiro, separou os critãos, mesmo na organização da comunidade paroquial, em grupos diversos. Eram assim divididos:
AOS BRANCOS
O SANTÍSSIMO |
Assim, de modo geral, formavam os brancos as IRMANDADES DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA EUCARISTIA, das VENERÁVEIS ALMAS DO PURGATÓRIO, do BOM JESUS DOS PASSOS e em algumas outras dedicadas à Virgem Maria e a determinados santos;
PURGATÓRIO |
BOM JESUS DOS PASSOS |
AOS NEGROS
Congregavam-se os pretos nas IRMANDADES DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO e de SÃO BENEDITO;
AOS PARDOS E OUTROS MESTIÇOS
N.S. DO LIVRAMENTO |
CONTINUA...
TEXTO ORIUNDO DO LIVRO HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE,
DO PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO.
FOTOS SAGRADAS ORIUNDAS DA INTERNET
POSTADO POR JOHNNY RETAMERO
TEXTO ORIUNDO DO LIVRO HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE,
DO PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO.
FOTOS SAGRADAS ORIUNDAS DA INTERNET
POSTADO POR JOHNNY RETAMERO
Nenhum comentário:
Postar um comentário