terça-feira, 16 de agosto de 2011

CONHEÇA ALGUNS ALIMENTOS QUE AJUDAM NUMA BOA NOITE DE SONO


Segundo a nutricionista do Hospital de Clínicas da Unicamp Salete Campos, existe nos alimentos uma substância que favorece o trabalho do nosso corpo em restabelecer o equilíbrio durante a noite: o triptofano. "Uma vez no cérebro, ele aumenta a produção da serotonina, substância conhecida como o hormônio do bom humor, que tem poder sedativo, ajuda a induzir e melhorar o sono e ainda regula o nosso relógio biológico".

Essa substância pode ser encontrada em carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes, banana e leguminosas.

A insulina também tem um papel importante no padrão do sono. A hipoglicemia ou baixa quantidade de açúcar no sangue, costuma ocorrer à noite porque é quando não nos alimentamos. 

Quando o nível de glicose cai, a adrenalina é liberada como uma fonte secundária. Como a adrenalina é estimulante, pode causar distúrbios do sono.  Por isso, é necessária a ingestão de carboidratos. 

"Eles favorecem o aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na limpeza dos aminoácidos circulantes no sangue. Uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão", explica Salete.

CARBOIDRATOS: pães, cereais, biscoitos, massas, arroz, frutas e legumes.

VITAMINA B6:frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará e semente de gergelim.

MAGNÉSIO: soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia e arroz integral.

Tanto a vitamina B6 quanto o magnésio são outros nutrientes essenciais, porque eles também estão envolvidos na produção da serotonina.  O chá de camomila é outra boa alternativa, ele ajuda a acalmar crises de nervosismo, tem efeitos relaxantes, ameniza a ansiedade e reduz a depressão.

Para não ter uma noite de sono agitado ou com pesadelos, não beba café, chocolate, chá preto ou mate, refrigerantes à base de coca e bebidas alcoólicas, que são fontes de xantina e cafeína e que estimulam o sistema nervoso central. Não exagere na quantidade de alimentos e comidas gordurosas. Se consumidos, é aconselhável que seja quatro horas antes do sono.

www.minhavida.com.br -  por Glaucia Duarte - Endocrinologista

POSTADO POR NOSSA CORRESPONDENTE WALKÍRIA ARAÚJO - DIRETO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa matéria foi bem eclarecedora mas qualé o brasileiro que consegue dormir bem com tantas roubalheira e impostos e sem dinhero no bolso?
Marcos André