domingo, 26 de fevereiro de 2012

CAMPUS PARTY RECIFE AINDA ESTÁ EM DEFINIÇÃO


Do Diário de Pernambuco
imagem: geekcafe.blog.br

No início deste mês, mais precisamente entre os dias 6 e 12 de fevereiro, aconteceu a quinta edição da Campus Party Brasil, um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina, com versões similares em vários países.

Em 2012, os números voltaram a impressionar: foram mais de 500 horas de conhecimento compartilhado para 7.500 campuseiros, além de 160.000 visitantes que circularam pela área Expo (gratuita). Um encontro de proporções gigantescas e que oferece uma rica troca de experiências.

Justamente por isso, durante os últimos dias, o rumor de que uma edição extra da Campus aconteceria no Recife, ainda em julho deste ano, provocou enorme expectativa nas redes sociais.


O criador da Campus Party, Paco Ragageles, chegou a afirmar que queria adotar no Brasil o mesmo formato que a Espanha utiliza há dois anos, com mais de uma edição anual.

"Já fazemos a Campus Party na maior cidade do Brasil. Queremos agora também fazer em Recife, a mais tecnológica", declarou.

Diante disso, o secretário da Casa Civil de Pernambuco, Tadeu Alencar, confirmou que o Governo do estado tem todo o interesse em receber um evento deste porte e que o primeiro contato com os organizadores já foi feito. Entretanto, aqui cabe um verdadeiro balde de água fria: se por um lado a vontade de fazer uma Campus Party no Recife é enorme, por outro, não há nenhuma definição sobre como isso pode acontecer.

Apesar da intenção ser que a edição extra ocorra em julho, existem dois problemas: a disponibilidade do Centro de Convenções e o pouco tempo hábil para estruturar uma programação que agrade ao público. Se não der certo, é pouco provável que Recife sedie uma Campus no próximo período de férias escolares (final do ano), dada a proximidade com o evento oficial, em São Paulo.
imagem: otenso.wordpress.com
O presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, admitiu que seria uma oportunidade maravilhosa para a cidade. No entanto, o representante do parque tecnológico ressaltou que não foi procurado e nem possui detalhes de como seria esta edição da Campus porque não há nada certo, segundo ele.

Da mesma forma, a Secretaria de Tecnologia (Sectec), informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que, até então, não está envolvida nas negociações com a Telefônica | Vivo para trazer a Campus Party à terra dos altos coqueiros.

O próprio Paco Ragageles, escreveu um post em seu blog, intitulado "Teremos Campus Party Recife?" onde falou sobre a repercussão do caso.

"Apesar de muitos meios de comunicação no Brasil estarem considerando o evento como certo, ainda não temos definições sobre isso e ainda nem fizemos uma viagem para Recife para ver as instalações disponíveis e conversar com as autoridades. Esta é a realidade", frisou.

O criador da Campus Party deve vir ao Recife somente no próximo dia 5, que cai numa segunda-feira. A partir daí, é provável que surjam mais novidades para os aficionados por tecnologia. Resta saber se serão boas ou ruins.

Nenhum comentário: