quarta-feira, 26 de março de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da quarta-feira

COM ARMANDO, PDT SALVA BANCADA - O ingresso do PDT na coligação do candidato a governador pelo PTB, Armando Monteiro Neto, tem um ingrediente que pode levar a corrente do presidente José Queiroz, que é contra, a se convencer de que é o melhor caminho: a viabilidade da chapa proporcional.

Pelos cálculos em cima do quociente eleitoral, se o PDT ficar na aliança com o candidato do PSB, Paulo Câmara, seus atuais deputados federais Wolney Queiroz e Paulo Rubem correm o risco de não emplacar a reeleição, porque não teriam 90 mil votos.

Já com 70 mil votos, ambos se elegem no chapão de Armando. Como a prioridade do comando nacional do PDT é garantir a eleição do maior número possível de deputados federais, o presidente Carlos Lupi estaria decidido a convencer a direção estadual pedetista a optar pelo apoio a Armando.

“O que está em jogo é a sobrevivência política da bancada do PDT”, diz um parlamentar da bancada federal. José Queiroz passou o dia ontem em Brasília discutindo a situação com Lupi, que parecia irredutível pela alternativa do palanque com Armando.

O que se comenta é que a executiva estadual do PDT, se insistir com a aliança com o PSB, pode estar dando um tiro no pé. Mais do que isso, permitindo que a direção nacional provoque uma intervenção em Pernambuco, saída que seria a mais traumática.

Mas esse caminho, paradoxalmente, salvaria o mandato de Wolney, filho do presidente José Queiroz, que não deseja outro rumo para o partido pelo fato de ser aliado incondicional do governador, já está em campanha para eleger Câmara.

Queiroz alega que é em Caruaru, município que governa, que o Eduardo tem o maior volume de obras para inaugurar até o próximo dia 4, quando se afasta do cargo para disputar a Presidência da República. E que ninguém entenderia uma posição de confronto da sua parte nem tampouco de Wolney.

MAIS COMEDIDO – O líder do PSB na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (RS), adotou um discurso cauteloso em relação ao movimento pela criação da CPI da Petrobras, já defendida pelo presidente do partido, o presidenciável Eduardo Campos. “Os fatos são graves e não tiveram explicação do Governo nem da Petrobras. Mas nós (PSB) precisamos pensar na empresa também”, diz ele.

MAIS ÁGUA NO SERTÃO – Com o aceleramento das obras do sistema Jatobá, a cidade de Arcoverde, a 250 km do Recife, contará, em breve, com duas adutoras para reforçar o abastecimento do município. A de Ibimirim, em ritmo mais lento, sai depois da adutora Jatobá, que será inaugurada em 30 dias, livrando 90 mil pessoas do racionamento de água.

MARINA ENCRENQUEIRA – Depois de vetar o apoio do PSB à reeleição, a ex-senadora Marina Silva, que em breve será oficializada vice na chapa presidencial de Eduardo, torceu o nariz para um entendimento da legenda socialista com a candidata a governadora do Rio Grande do Sul pelo PP, senadora Ana Amélia, que, diga-se de passagem, lidera todas as pesquisas naquele Estado.

PROTEGER, EIS O JOGO - Com o título “Vacina”, Ilimar Franco publicou a seguinte nota em sua coluna no Globo: Para evitar ser acusado de querer privatizar a Petrobras, Eduardo Campos (PSB), atacou, no sábado, em Salvador: “Fico desconfiado se isso (o caso Pasadena) não faz parte de um jogo para desmoralizar e vender a Petrobras. Nosso jogo é proteger a maior empresa pública do Brasil”.

SECRETÁRIO FARRAPEIRO - O secretário de Saúde da Prefeitura do Recife, Jailson Correia, farrapou com a população do Ibura e Jordão ao não comparecer a uma audiência com a comunidade. Na pauta, problemas ocorridos na policlínica Arnaldo Marques. Ele será convocado novamente para o dia 1. Se não aparecer, os moradores prometem protestar fechando os acessos ao Ibura.

CURTAS

PREFEITO EMPREENDEDOR – Com um programa de qualificação direcionado a feirantes e pequenos empreendedores, para atingir mais de 500 pessoas, a Prefeitura de Gravatá está entre os municípios finalistas do prêmio SEBRAE, prefeito empreendedor. O julgamento final será no próximo dia 3, na Blue Angel, no Recife.

NO PAJEÚ- O governador Eduardo Campos volta amanhã ao Pajeú. A agenda administrativa começa logo cedo por Afogados da Ingazeira, onde inaugura uma UPA e um conjunto habitacional, e se estende aos municípios de São José do Egito e Itapetim. Hoje, cumpre agenda em Palmares e Ribeirão.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Se a CPI da Petrobras passar o PT indica seus representantes?


'A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais'. (Provérbios 17-6)

Nenhum comentário: