quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da quarta-feira

A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS - Se nunca antes na história deste País tanta gente passou tanto tempo conectada à internet, também se pode dizer que nunca antes na história das eleições nacionais a disputa está sendo tão influenciada pelas redes sociais. Para o pesquisador Silvio Meira, as redes sociais interferem e muito no comportamento do eleitor.

Graças à popularização dos smartphones, um contingente inédito interage de forma instantânea com a discussão política, compartilhando ou contestando mensagens. Mas ele faz uma ressalva: “Essa interferência muda comportamentos, não necessariamente a escolha do candidato”, diz.

Para acrescentar: “Tem um bocado de gente querendo chegar na minha timeline e querendo dizer um monte de coisa. E eu posso interferir diretamente. Eu posso comentar, gostar ou não. Não estou dizendo que vai influenciar o voto, mas pode interferir de forma direta e em tempo real na conversa sobre a eleição”.

Parte desse poder vem do crescente engajamento nacional às redes, que faz com que o tempo de utilização dos smartphones pelos brasileiros já supere a média global (com média de 84 minutos no uso diário dos aparelhos, contra 74 no mundo). Por outro lado, é preciso lembrar que o acesso ainda é limitado.

A 1ª Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 aponta que 47% da população costuma acessar a internet – e desses só 26% o fazem diariamente. Ainda assim, a força das redes é amplificada pelo seu potencial de reverberação.

Um dos organizadores do livro Do Clique à Urna: Internet, Redes Sociais e Eleições no Brasil (Edufba, 2013), o professor da Universidade Federal do Ceará, Jamil Marques, chama atenção para o fato de que mesmo os que não estão na rede são influenciados por ela.

Em meio ao tráfego incessante de informações, ganham espaço as chamadas guerrilhas de internet, alimentadas por blogs anônimos que difundem ataques contra adversários. A estratégia, explica Jamil, é produzir tantos links e compartilhamentos a ponto de iludir a indexação do Google, para que os boatos apareçam nas primeiras páginas de pesquisa, como se fossem fatos.

“Esses militantes são treinados e remunerados para espalhar mentiras, e isso reverbera. Mas do mesmo jeito que há perfis voltados para atacar, surgem outros para defender. Isso faz parte do jogo. Campanha negativa sempre vai existir, mas o eleitor também está cada vez mais atento – pondera Jamil.

Essa história de guerrilha de internet é uma paranoia, tudo artificial. A estratégia é culpar a internet por questões que têm a esconder. Os candidatos deveriam contrapor com verdades o que consideram mentira. Porque a verdade também pode se propagar rápido.

Existem grupos em todos os partidos que espalham boatos. É como antes o cara que chegava e começava a falar mal de um candidato para que aquilo se propagasse. Isso não é originário da internet.

TENSÃO– Faltando quatro dias para as eleições do próximo domingo, o clima é de tensão, nervosismo e apreensão na campanha de Marina Silva, candidata do PSB ao Planalto. Os marineiros temem morrer na praia. Dizem que não têm como enfrentar o debate da CPMF: “A Dilma tem 12 minutos na TV”. E estão irados com o PSDB: “Eles preferem perder para a Dilma do que nos ajudar a vencer”, retrata um aliado.

CULPA DOS TUCANOS– Os marineiros podem cruzar os braços num eventual segundo turno com Marina de fora, porque estão profundamente desapontados com as agressões de Aécio. “O PSDB, infelizmente, não cumpriu seu papel de oposição. Ficou atacando a Marina e deixou que a Dilma, caminhando olímpica, se recuperasse”, interpreta Walter Feldmann, da coordenação de Marina.

PAU NELE! – Para a comissão da OAB, o candidato do PRTB ao Planalto, Levy Fidelix, fez afirmações 'injuriosas e depreciativas contra a população LGBT' no debate da TV-Record, inclusive incitando à violência. 'Aparelho excretor não reproduz. Como é que pode um pai de família, um avô ficar escorado porque tem medo de perder voto? Prefiro não ter esses votos, mas ser um pai, um avô que tem vergonha na cara”, disse.

SEM INTERESSE – O prefeito Geraldo Júlio (PSB) nega ter interesse em disputar a presidência nacional da legenda. 'Nunca pleiteei. A gente vai fazer as discussões e vai montar a melhor estratégia para manter o PSB unido', disse. Desde a morte do ex-governador Eduardo Campos, Geraldo vem se movimentando para se firmar como uma liderança do partido em nível nacional.

A VISÃO DE LAVAREDA – Estrategista dos governos FH, Antônio Lavareda diz que a tarefa, na reta final, não é mais ganhar votos, mas segurar os que já têm. A alienação eleitoral nas pesquisas é de 11% (brancos/nulos/ não sabe), mas ele prevê que, com a abstenção, ela vá a 25%, como em 2006 e 2010. E alerta: “Os candidatos correm o risco de perder votos”.

CURTAS

PESQUISAS – Hoje, tem pesquisa do Ibope na TV-Globo para governador e senador, com divulgação prevista para o NE-TV segunda edição. Amanhã, mais números na Globo, no mesmo horário, desta feita do Datafolha. A expectativa é muito grande!

WHATSAPP – A Ouvidoria da OAB em Pernambuco ganha mais um canal para registro de manifestações dos advogados e da sociedade em geral. Agora, reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões também podem ser feitas via WhatsApp pelo telefone 55 81 9415.0552.

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'O escarnecedor busca sabedoria e não acha nenhuma, para o prudente, porém, o conhecimento é fácil'. (Provérbios 14-6)

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