Mostrando postagens com marcador FAINTVISA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador FAINTVISA. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 20 de março de 2012

Militares se organizam em busca de direitos cidadãos


A luta de classes trabalhistas por melhores salários não é novidade em nosso País, porem há certas entidades onde esses direitos são cerceados devido a códigos e regimentos internos fazendo assim sua luta por melhorias ainda mais difícil.
Quando se trata de militares o problema se torna ainda mais difícil, pois as durezas de seus códigos os proíbem se participar de greves e outras atividades legais em defesa de melhores salários.
Devido à enorme disparidade de salários das corporações em relações aos estados brasileiro em meados de 2008 foi enviado ao congresso nacional a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, equiparando o salário da Polícia Militar em todo o País ao recebido pela categoria no Distrito Federal.  Após algumas mudanças a referida PEC foi aprovada em primeiro turno em 2010 estabelecendo um piso salarial nacional de R$3.500,00, devido às proximidades na época das eleições estaduais ficou estabelecido que a segunda votação ocorreria após as eleições de 2010, para não causar interferências. Passada a eleição, alguns governadores começaram a trabalhar contra a emenda.
O dispositivo estava praticamente esquecido guardado na pauta de votação vindo a tona recentemente devido aos movimentos de policiais civis e militares reivindicando melhores salários.
Visando centralizar informações e poder levar conhecimentos aos militares do estado e a sociedade civil mostrando as necessidades e os problemas que as corporações militares enfrentam para desenvolverem o trabalho de segurança publica foi criado o Fórum Permanente dos Militares de Pernambuco que realizou no último sábado (17)  feira na FAINTVISA o V Encontro do Fórum Permanente dos Militares de Pernambuco.
O coronel João de Moura presidente da “União dos Militares do Brasil” em entrevista exclusiva para o Blog Vitoria1.com informou que a vinda do fórum a Vitória de Santo Antão é mais uma etapa cumprida, tendo o mesmo a pretensão visitar todos os municípios de Pernambuco.
Segundo o coronel Moura, o militar brasileiro, o cidadão policial militar, não tem todos os direitos de um cidadão a própria constituição restringe direitos para eles.
“Então nos estamos discutindo nesses fóruns em diversos municípios a questão dos direitos humanos que está previsto na portaria interministerial do Ministério da Justiça juntamente com a Secretaria de Direitos Humanos” pontuou o coronel. 
“Outro prisma em discussão é a questão da PEC 300, que está lá na pauta de votação e foi aprovada por unanimidade na primeira votação, mas não entra na segunda votação, então é preciso decisão política nesse sentido é preciso que os militares estaduais em todos o país se organizem de uma forma correta de uma forma ordeira e disciplinada como manda a constituição brasileira para reivindicar o direito de um piso salarial a nível nacional”.
João Moura informou sobre a possibilidade da elaboração de um plano de segurança pública construído a partir do conhecimento profissional de quem faz o trabalho de segurança pública nas ruas.
 “Já apresentamos o primeiro esboço no inicio do governo Eduardo Campos, ele aproveitou varias idéias dos militares e transformou no pacto pela vida, mas eles deram foco principalmente aos crimes violentos intencionais contra a vida, e não é só isso. segurança publica não é só essa questão de crimes intencionais contra a vida, isso é uma parte agente não vê, por exemplo, os dados da Secretaria de Defesa Social relativos a assaltos, estupros a questão das drogas, então tudo isso tem que dar transparência a sociedade, tem que engajar o profissional nesse processo fazendo com que ele trabalhe feliz e motivado. coisa que hoje não acontece em Pernambuco e na grande maioria estados do país” sentenciou.
Coronel Moura recomenda paciência, maturidade e articulação política muito forte na missão de construir o Partido Militar Brasileiro do qual ele é o presidente da Municipal Recife
“Nós estamos com um projeto em Pernambuco chamado “Projeto Militar Cidadão”, projeto esse que está pretendendo lançar em cada município de Pernambuco um pré candidato a vereador, e a partir dessas candidaturas esperamos emplacar os vereadores e em 2014 lançar a candidatura de um deputado estadual e federal em cada estado, pretendemos formar uma bancada de militares para a participar do poder e para a mudança do quadro atual que infelizmente é degradante para a nação, conviver com denúncias diárias de corrupção e de enriquecimento ilícito, então os militares que saíram pobres do poder irão continuar pobres, porem com dignidade ajudando a construir uma nação mais digna”.

Por Orlando leite

quarta-feira, 13 de abril de 2011

FAINTVISA acolhe seminário Todos por Pernambuco



Na manhã desta terça feira a FAINTVISA (Faculdades Integradas da Vitória), localizada no bairro do Cajá, abriu suas portas para acolher a
quarta rodada dos seminários regionais “Todos por Pernambuco” edição 2011.

O programa já passou por nove das 12 microrregiões do estado e foi realizado com sucesso em Vitória de Santo Antão.

Estiveram presentes o prefeito do Município Elias Lira e o seu vice Henrique filho também participaram do evento vários membros de seu secretariado juntamente com prefeitos e secretários de vários municípios da Mata Sul Pernambucana.


As inscrições sofreram um pequeno atraso devido às fortes chuvas ocorridas nesta manhã ode foram formados seis grupos que discutiram temáticas referentes à educação e cultura, saúde, segurança, desenvolvimento social, desenvolvimento social e sustentabilidade e infraestrutura.

O vice-governador João Lyra Neto (PDT), deu início aos trabalhos do seminário e em breve discurso relatou a importância da realização do evento informando que as cidades com mais de 100.000 habitantes sendo escolhidas para sediarem os seminários que servirão de base para fortalecer as propostas do Governo Estadual para 2011-2014.

Encerrando suas palavras o João lira neto anunciou que o asfalto prometido para o Pátio de Eventos Otoni Rodrigues no final da Avenida Mariana Amália será realizado até o mês de maio.

No período da tarde, os secretários estaduais coordenadores das seis salas temáticas juntamente com os respectivos representantes se reuniram em plenária para sintetizar junto aos integrantes dos grupos o tema debatido, quando houve a presença do governador Eduardo Campos (PSB).

Por Orlando Leite