João Vitor Cavalcanti
As obras do RioMar Shopping devem registrar uma abertura de 1.150 vagas entre junho e julho deste ano, quando as atividades serão mais intensas. Para ocupar esses postos, o grupo JCPM, responsável pela empreitada, investe na capacitação dos moradores do entorno através de parceria com o Senai. Segundo o prefeito João da Costa, em visita ontem ao canteiro de obras, o empreendimento é “a nova âncora econômica da Cidade”. Quando estiver pronto, o RioMar Shopping gerará nove mil empregos.
Para aproveitar a mão de obra dos moradores da vizinhança, cursos profissionalizantes nos cargos de pedreiro, eletricista, carpinteiro e armador são dados no Espaço Formação Profissional RioMar, na própria área de construção. A exemplo do sucesso das turmas passadas, que resultou na contratação de 128 dos 132 formados, cinco novas turmas serão abertas no próximo mês. “Estamos no período de sensibilização da comunidade para a formação de novas turmas”, explica Fabia Siqueira, assistente social da obra com quem os interessados podem realizar o cadastro. De acordo com Fabia, 53% dos trabalhadores contratados são moradores dos arredores.
A pedreira Lúcia Pereira fez um curso de 220 horas oferecido pelo RioMar no fim do ano passado, juntamente com o marido. Graças à política de absorção de mão de obra, agora ambos estão empregados. Moradora de Brasília Teimosa, ela conta que soube da seleção de currículos e resolveu tentar a vaga. “Logo após a inscrição, a empresa entrou em contato comigo e perguntou se eu gostaria de fazer o curso”, explica. Foi só com o aumento da renda familiar que o casal, apesar de manter união estável há nove anos, teve a chance de oficializar o matrimônio.
O RioMar Shopping está localizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, onde funcionava a antiga fábrica da Bacardi. A inauguração está prevista para novembro de 2012, cumprindo o prazo estabelecido de 24 meses em construção. “Temos certeza que iremos colaborar muito para o desenvolvimento da Cidade do Recife”, declarou o presidente do grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça.
Folha de Pernembuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário