quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Um morto e um ferido em protesto em Suape

Do JC Online
Com informações da Rádio Jornal

Durante protesto dos funcionários do Consórcio Conest, responsável pela construção da refinaria de Suape, que teve início às 8h desta quarta-feira (9), um trabalhador foi baleado e outro faleceu. Eles reivindicam melhores condições de trabalho e reajuste em alguns benefícios, como aumento no vale-alimentação. Os manifestantes fecharam a PE-60, em frente à portaria 2 da refinaria da Petrobrás, em Suape, Região Metropolitana do Recife.

LEIA MAIS

» Funcionários da Odebrecht provocam incêndio para protestar contra fim de greve

O ajudante de carpinteiro, Michael Alves Gouveia, de 28 anos, disse que apenas um dos três refeitórios das instalações está funcionando, o que faz com que os funcionários precisem almoçar de pé. Além disso, o ajudante de carpinteiro afirma que o valor do plano de saúde vem sendo descontado no contracheque dos trabalhadores, mas que ninguém recebeu o cartão que dá direito ao uso do benefício. Por isso, os funcionários do consórcio decidiram pela paralisação.

Na confusão, um trabalhador foi baleado. "Foi uma greve para a gente reivindicar os nossos direitos, só que o sindicato estava apoiando a firma, e disse que ou a gente trabalhava, ou nossos dias seriam descontados", informou Michael. Teria sido um membro do Sindicato dos Trabalhadores de Suape o responsável pelo disparo. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, a vítima foi levada ao Hospital de Ipojuca. Também segundo Michael, por conta do episódio, um outro trabalhador teria sofrido um infarto e falecido.

Policiais militares e seguranças do Consórcio Conest estão no local, mas a imprensa está sendo impedida de entrar.

Nenhum comentário: