sábado, 12 de fevereiro de 2011

Moradores do município de Pombos estão há 15 dias sem água

Da Redação do pe360graus.com
Moradores do município de Pombos, na Mata Sul do Estado, sofrem com a falta de serviço básico: o abastecimento de água. Há 15 dias, não sai nada das torneiras da cidade, constatou hoje (12) a equipe do NETV.

“Estoura um cano e passa três ou quatro dias jogando água para todo lado e lá em casa faltando”, reclamou o aposentado, José Pedro da Silva Filho. Os moradores não se conformam com a situação. “Já pensou você chegar do trabalho e não ter água para tomar banho. Isso não existe”, falou indignado outro morador.

Nas poucas casas em que a água não está faltando são as que têm caixas de água para o armazenamento. “Tem bem pouco. Logo vai faltar aqui também. Faz 15 dias que a água não chega”, afirmou a faxineira Odete Torres.

A água que abastece as 5,6 mil casas e estabelecimentos comerciais de Pombos vem da barragem Banho da Negra, que fica no município vizinho, Amaragi. De acordo com a Compesa, toda a rede de abastecimento foi trocada por uma nova. Houve mudança também na forma de distribuição.

Agora, a cidade está dividida em três setores, a partir de um sistema de rodízio. Os setores 1 e 2, que correspondem à área central da cidade, são dois dias com água e quatro sem. Já no setor 3, parte alta de Pombos, o número de dias sem água é igual, quatro, mas há um dia a mais de abastecimento para compensar o tempo que a água leva para chegar no local.

Com estas alterações, o gerente regional da Companhia, Hermes Costa, diz que em breve tudo estará normalizado. “O sistema é novo e por isso tem nuances que  ainda não conhecemos. É uma questão de equilíbrio do sistema. A tendência é que os estouramentos diminuam e assim a população volte a ter água normalmente”, prometeu.


A equipe do NETV vai voltar a cidade no dia 28 de fevereiro para conferir.

Nenhum comentário: