quarta-feira, 30 de março de 2011

ASCENSÃO E QUEDA DO ROSISMO EM PERNAMBUCO


O ROSISMO NO MUNÍCIPIO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO           
 PARTE 5
Surgiu, então, na ARENA, um político jovem, inteligente, culto, orador fluente, o Dr. HENRIQUE LINS CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, membro de uma das mais importantes famílias vitorienses e que em breve, se tornaria um dos líderes da política municipal, nas fileiras ROSISTAS.
Nestor de Hollanda Cavalcanti
Em 1901, consegue, novamente, o PARTIDO REPUBLICANO FEDERAL, Vitória total, no município, elegendo como prefeito o CAPITÃO MANOEL TAVARES DE LIMA, como subprefeito o FARMACÊUTICO NESTOR DE HOLANDA CAVALCANTI, e todo o conselho.
Sério incidente entre o subprefeito e o conselheiro JOSÉ XAVIER CAVALCANTI WANDERLEY, ligado ainda ao rompimento deste com o Dr. GONÇALVES DA ROCHA, tem como conseqüência imediata a demissão de vários amigos do último.
Antônio de Mello Verçosa

Em 1904, cinde-se, novamente, o PARTIDO REPUBLICANO FEDERAL, na VITÓRIA, surgindo duas alas: uma apoiando o Dr. HENRIQUE LINS, e a outra, o CAPITÃO ANTÔNIO DE MELLO VERÇOSA. Não tendo sido possível uma conciliação, concorreram os dois candidatos, com chapas completas, à eleição municipal, sob a mesma legenda partidária, vencendo o Dr. HENRIQUE LINS, que conseguiu, ainda, eleger subprefeito o CAPITÃO JOÃO TAVARES DE LIMA, e o conselho.
Estácio Coimbra

Esta dissidência continuou até 1907, quando o Dr. ESTÁCIO COIMBRA, eminente prócer do PARTIDO REPUBLICANO, visitando, em maio, a cidade da VITÓRIA, recebeu grandes homenagens, separadamente, dos dois grupos antagonistas.
Discursando, então no PAÇO MUNICIPAL, disse o Dr. ESTÁCIO: “Vim a esta terra na esperança de deixar harmonizados para sempre os elementos estremecidos do nosso querido Partido, pois a coesão é o elemento primordial para a nossa prosperidade e valor de um Partido Político”.
Conseguiu seu objetivo, pois, na eleição municipal seguinte, o Dr. HENRIQUE LINS apresentou chapa constituída de elementos dos dois grupos, nela figurando como candidato a prefeito o CAPITÃO ANTÔNIO DE MELLO VERÇOSA,  a subprefeito o Cel. DANIEL MOREIRA DA COSTA, ficando o conselho com maioria “HENRIQUISTA”. Nas urnas, esta chapa obteve consagradora votação.
Assim, confraternizadas as duas facções, continuava o PARTIDO REPUBLICANO FEDERAL a governar o município, tendo na Prefeitura o CAPITÃO VERÇOSA e na PRESIDÊNCIA DO CONSELHO, O Dr. HENRIQUE LINS.
FONTE: ARAGÃO. José de. História da Vitória de Santo Antão. Volume 2
TEXTO ORIGINAL DO AUTOR

 POR JOHNNY RETAMERO

6 comentários:

Gilmara Sandra G.Dias disse...

Tarsila Do Amaral Foi Uma Mulher DInãmica Viajada Influente Com Uma Bagagem Intelectual Muito Rica.Em 1928 Ela Presente, O Marido Com Uma Tela De Anivérsario Que Retratava A Fauna A Vegetação Trópical Do Brasil Que Deu O Nome De Abapurú.Achei Interessante E Fiquei Fascinada Por Esta Grande Mulher Que Foi Tacilha Do Amaral.

Anônimo disse...

Imagem conseguida onde?

VENVITORIA disse...

A foto do Paço Municipal foi enviada por um amigo/leitor, o retrato de Melo Verçosa foi um trabalho de um artista local, as outras foram pesquisadas na internet.

Funções Compostas disse...

Capitão Manoel Tavares de Lima era meu Trisavô! nasceu em 1845 e faleceu no dia 17/11/1909. Estou criando um blog sobre os Tavares de Lima. Será que consigo fotos dos antepassados do meu avô Aurino Tavares de Lima?
Um abraço..

VENVITORIA disse...

BEM PRIMEIRO AMIGO(A)DA FAMILIA TAVARES LIMA É UMA SATISFAÇÃO EM VER SEU COMENTÁRIO. O PRIMEIRO PASSO É OLHAR NO GOOGLE. EU PUDE NOTAR QUE EXISTE LA ALGUMAS COISAS PELO MENOS ESCRITA DE SUA FAMILIA. FOTOS DO SÉCULO XIX, VOCÊ SABE QUE SÃO RARAS,AQUI EM VITORIA SÓ O Sr. RAMINHO TEM UM GRANDE ACERVO DE FOTOS. AGORA DEIXE UM CONTATO POIS QUALQUER COISA EU POSSA TE AVISAR. UM ABRAÇO PROFESSOR JOHNNY.

Funções Compostas disse...

Professor Johnny! meu pai já falecido a mais de 20 anos nos contava muitas histórias do meu avô em Vitória de Santo Antão. Apesar de ser Porfessor de Matemática, gosto muito das histórais de familias que viveram nessa época e de sua importância para o desenvolvimento da cidade. Vou deixar meu e-mail: ramontavaresdelima@yahoo.com.br e também o meu blog para você dar uma olhada. http://genealogiatavaresdelima.blogspot.com/
Quem sabe consigo fotos dos Tavares de Lima dos anos de 1900 para cá..
Um grande abraço..
Ramon J. Tavares de Lima.