segunda-feira, 21 de março de 2011

Câmara de Vitória: Muita conversa e pouca Ação!


A câmara de vereadores de Vitória de Santo Antão realizou mais uma sessão ordinária na ultima terça feira (15), as faltas ficaram por conta do presidente da casa José Aglailson devido a problemas de saúde não informado e do vereador Novo da Banca que se ausentará da casa por mais algumas sessões por ter passado por um processo cirúrgico.


Os atrasos da noite ficaram por conta dos vereadores André de Baú, Geraldo Enfermeiro e Irmão Duda , que foi o último a chegar mais de 1 hora após o inicio da sessão.
Os trabalhos da noite que foram presididos pelo vereador Dr. Saulo constaram apenas com um projeto de lei oriundo do poder executivo fazendo correções na lei do sistema previdenciário dos servidores públicos municipais e dois do vereador Mano Holanda homenageando Irmã Tarcísia colocando seu nome na escola que esta sendo construída na comunidade de Cidade de Deus, no segundo projeto, o vereador homenageia o professor Marcos Antonio da Silva que terá seu nome em um trecho da rua onde se localiza a FAINTVISA, projetos que foram para apreciação da casa legislativa e posterior votação.
Também foram apresentados pelo vereador Frazão alguns requerimentos solicitando saneamento e pavimentação em algumas ruas do município e a instalação de uma unidade da Agência do Trabalho em nossa cidade.
Após a apresentação dos projetos e requerimentos o presidente em exercício declarou aberto o tempo para os parlamentares fazerem suas explanações.
Sendo o primeiro a utilizar a tribuna o vereador Mano Holanda (PMDB) justificou seus projetos dizendo que são homenagens a duas pessoas que prestaram relevantes serviços em prol da educação e formação de personalidades no município.
Também aproveitou o momento para fazer requerimento verbal solicitando um voto de aplauso para o Secretário Décio Filho pelo seu brilhante desempenho junto à Guarda Municipal e ao modo como organizou o trânsito durante o reinado de momo.

O vereador Pedro Queiroz (PPS), iniciou seu tempo sugerindo um voto de repúdio à direção do Clube Abanadores o Leão, devido a sua ausência no Carnaval 2011.  Segundo o parlamentar o Leão é o clube que esta em melhor situação financeira no município e não entende sua ausência no carnaval.
Para o vereador a ausência do Leão no carnaval da Vitória é uma vergonha, pois o mesmo é o clube mais antigo de Pernambuco ele ainda ironiza falando que o leão é mais antigo que o Sport Club do Recife.

Queiroz fez denuncias sobre a perda de Patrimônio do Leão ao longo da atual administração do clube, segundo o parlamentar foram vendidas duas propriedades que pertenciam ao Leão por “Preço de Banana”, ele ressalta que uma delas foi feita pelo antigo prefeito José Aglailson, que na ocasião desapropriou uma área de 4.800 m² localizada no bairro da AABB onde funcionava o parque aquático do clube.

Na época o valor pago por parte da prefeitura pela área foi de 138.000.00, parcelado em dez vezes por todo parque aquático que possui duas piscinas e varias outras benfeitorias, preço que segundo o vereador é pago por uma casa as margens do rio tapacurá. Ele denuncia que a área foi desapropriada por José Aglailson, para construir um cemitério o que até hoje não aconteceu.

Outro imóvel que também pertencia ao Leão era o galpão onde ficavam guardadas as alegorias do clube e também foi vendido a um empresário de Vitória de Santo Antão.
Outro assunto debatido na tribuna por Pedro Queiroz foi sobre a Audiência Pública que proibiu a circulação dos mine trios que faziam propaganda no centro da cidade e outras normatizações quanto à publicidade sonora em nossa cidade.
O parlamentar aproveita o assunto para cutucar Geraldo Enfermeiro dizendo que estava fingindo que não escutava, quanto à Audiência Pública comentou que não foi porque a casa não avisou e não solicitou a nenhum vereador que a representasse.

Mais adiante usando seu tradicional tom irônico ele comparou as administrações do Ex-prefeito José Aglailson e a atual de Elias Lira, segundo ele Elias é um Prefeito medroso por não ter feito logo a derrubada das árvores da Praça da Matriz, e lembrou que na gestão de José Aglailson quando reformou a avenida e derrubou a Praça Duque de Caxias o fez durante a madrugada para não ter complicações com o Ministério Público. Na opinião do vereador o povo tem que acordar para essas coisas de vestir amarelo ou vermelho.

“Tem gente que não tem nem o que comer e se presta a comprar camisas vermelhas ou amarelas, e tratam Elias e Aglailson como se fossem Padre Cícero e Frei Damião”, disparou o parlamentar.


O Vereador Frazão (PR), iniciou seu tempo tecendo elogios a segurança do Carnaval 2011 em Vitória de Santo Antão ressaltando o desempenho do 21º BPM e a atuação da Guarda Municipal sob o comando do secretário Décio Filho.
Finalizando, o vereador justificou seus requerimentos dando ênfase à instalação de uma unidade da Agência do Trabalho, pois segundo ele Vitória esta crescendo e necessita de uma entidade que centralize as vagas oferecidas pelo comércio e indústrias do município.


André de Báu (PMN), fazendo valer aquela máxima “já que cheguei atrasado vou sair mais cedo”, fez elogios ao carnaval vitoriense quanto aos trabalhos realizados pela Polícia Militar e da Guarda Municipal sob o comando do secretário Décio Filho. Comentou também sobre a decisão do Ministério Público ao combater a poluição sonora da cidade dizendo que caso fosse assunto pertinente a casa legislativa a mesma deveria tomar posição quanto ao assunto, em seguida anunciou que iria se ausentar, pois como não teria projetos para votar iria cuidar de outros compromissos.

 Sendo o último a se pronunciar o vereador Geraldo Enfermeiro (PSB) reclamou do tempo que Pedro Queiroz fez uso e disse que iria falar por uma hora.

Geraldo fez comentários sobre a situação do Clube O Camelo sugerindo que o Ministério Público tomasse conta do caso, pois é pertinente a ele cuidar desses assuntos.

Mais uma vez fez duras criticas a gestão atual não poupando denuncias sobre a saúde e educação do município principalmente sobre a redução dos agentes de saúde que passariam a receber apenas um salário mínimo.

Finalizando o parlamentar disse estar indignado com o terreno que foi doado pela gestão municipal para a UFPE dizendo que só o aterro do mesmo custará cerca de 4 milhões de reais.

Não tendo mais assuntos para tratar o Presidente em Exercício encerra a sessão e convida a todos para a próxima no horário regulamentar.

Por: Everton Alamberque e Orlando Leite

4 comentários:

Flavio "bela Vista" disse...

a materia de voces está melhor q a dos outros blog´s porem estao demorando demais a faze-las. vai ai minha sugestão. abraço e socesso.

VENVITORIA disse...

Caro Flavio obrigado pelo elogio e pela sugestão, a partir de agorea tentaremos ser o mais rápido possivel.
Continue mandando suas críticas e sugestões, porque elas serão a base de nosso trabalho
Um forte abraço

campelo disse...

Apesar da demorar na postagem parabéns pela matéria pós temos de acompanha e ler em todos os veiculos de comunicação matéria que falar da nossa Vitória de Sto Antão, quando os veiculos são sérios e responsaveis pois mim descupe da ausencia mais não perco um centavo do meu tempo acompanhando os que faz o grupo Josefa Alvarez, pois o objetivo maior é falar mal da atual administração e esquecer do momento e dos atrativo da cidade (comercio,indústria e o turismo). Pos desefende o quanto pior melhor e que Vitória se exploda para a facção do quais FAZ parte volta pra fazer Deus sabelar o que ........................

Anônimo disse...

parabés pela cobertura, a muito tempo nao vou a minha cidade e encontrei esse blog por acaso, apartir de agora vou ser um leitor frequente.