terça-feira, 1 de março de 2011

HÁ 446 ANOS NASCIA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO


A cidade de SÃO SEBASTIÃO
A cidade de SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO foi fundada por ESTÁCIO DE SÁ em 1ª de março de 1565, quando desembarcou num istmo entre o MORRO CARA DE CÃO e o PÃO DE AÇÚCAR, erguendo uma paliçada defensiva.
A vitória de ESTÁCIO DE SÁ subjugando elementos remanescentes franceses (os quais, aliados aos TAMOIS, dedicavam-se ao comércio, ameaçando o domínio português na costa do Brasil), garantiu a posse do RIO DE JANEIRO, rechaçando a partir daí novas tentativas de invasões estrangeiras e expandindo, à custa de guerras, seu domínio sobre as ilhas e o continente.
A povoação foi refundada no alto do MORRO DO CASTELO (completamente arrasado em 1922), no atual centro histórico da cidade. O novo povoado marca, de fato, o começo da expansão urbana.
Durante quase todo o século XVII a cidade teve um desenvolvimento lento. Uma rede de pequenas ruelas conectava entre si as igrejas, ligando-as ao PAÇO e ao MERCADO DO PEIXE, à beira do cais. A partir delas, nasciam as principais ruas do atual centro. Com cerca de 30 mil habitantes na segunda metade do século XVII, o RIO DE JANEIRO tornara-se a cidade mais populosa do Brasil, passando a ter importância fundamental para o domínio colonial.
Essa importância torno-se ainda maior com a exploração de jazidas de ouro em MINAS GERAIS, no século XVIII: a proximidade levou à consolidação da cidade como proeminente centro portuário e econômico. Em 1763, o ministro português MARQUÊS DE POMBAL transferiu a sede da colônia de SALVADOR para o RIO DE JANEIRO.
O RIO DE JANEIRO foi à capital do Brasil de 1763 a 1960, quando o governo foi transferido para BRASÍLIA. Atualmente é a segunda maior cidade do país, depois de SÃO PAULO. Entre 1808e 1815 foi à capital do REINO DE PORTUGAL E DOS ALGARVES, como era oficialmente designado PORTUGAL na época. Entre 1815 e abril de 1821, sedio o REINO UNIDO DE PORTUGAL, BRASIL E ALGARVES, após elevação do Brasil a parte integrante do REINO UNIDO.
Nos séculos XVIII e XIX, muitas casas e fazendas tinham nascentes e poços em seus terrenos. Também havia chafarizes, fontes e bicas, nas quais os moradores buscavam água e a carregavam em potes, barris ou baldes. Outra forma de se conseguir água era comprá-las dos aguadeiros, escravos que percorriam as ruas em carroças vendendo água de casa em casa. Segundo relatos do professor alemão HERMANN BURMEISTER em seu livro VIAGEM AO BRASIL, publicado em 1853:
“O aqueduto da Carioca termina no morro de Santo Antônio, no chafariz da Carioca, ao lado de um logradouro que tem o mesmo nome, oferecendo pelas ruas bicas metálicas o líquido aos pretos carregadores d’água, que constantemente a ocupam”.
Veja abaixo uma série de fotos antigas do RIO DE JANEIRO.





Até a próxima.




POR JOHNNY RETAMERO

Nenhum comentário: