quarta-feira, 2 de março de 2011

HÁ 76 MORRIA CHIQUINHA GONZAGA

Chiquinha Gonzaga aos 78 anos
PARTE 3

CARREIRA
A necessidade de adaptar o som do piano ao gosto popular valeu a glória de tornar-se a primeira compositora popular do Brasil. O sucesso começou em 1877, com a POLCA atraente. A partir da repercussão de sua primeira composição impressa. Resolveu lançar-se no teatro de variedades e revista. Estreou compondo a trilha da opereta de costumes A CORTE NA ROÇA, de 1885.
Em 1911, estréia seu maior sucesso no TEATRO: a opereta FORROBODÓ, que chegou a 1500 apresentações seguidas após a estréia - até hoje o maior desempenho de uma peça deste gênero no Brasil. Em 1934, aos 87 anos, escreveu sua última composição, a partitura da peça MARIA. Foi criadora da célebre partitura da opereta A JURITY, de VIRIATO CORREIA.


NAIR DE TEFÉ VON HOONHOLTZ
Por volta de 1900 conhece a irreverente artista NAIR DE TEFÉ VON HOONHOLTZ, a primeira CARICATURISTA mulher do mundo, uma moça boêmia, embora de família nobre, da qual se torna grande amiga (iremos fala dela em breve).
CHIQUINHA viaja pela EUROPA entre 1902 e 1910, tornando especialmente conhecida em PORTUGAL, onde escreve músicas para diversos autores. Logo após o seu retorno do continente europeu, sua amiga NAIR DE TEFÉ casa-se com o então PRESIDENTE DA REPÚBLICA HERMES DA FONSECA, tornando-se primeira dama do Brasil.

HERMES DA FONSECA
CHIQUINHA é convidada pela amiga para alguns SARAUS no PALÁCIO DO CATETE, a então morada presidencial. Mesmo sob a contrariedade notavelmente imposta pela família de NAIR. Certa vez, em 1914, num recital de lançamento do CORTA JACA, no palácio presidencial, a própria primeira dama do país, NAIR DE TEFÉ, acompanhou CHIQUINHA no violão, e empunhou o instrumento, tocando um MAXIXE composto pela maestrina.
O que foi considerado um escândalo para a época. Foram feitas críticas ao governo e retumbantes comentários sobre os escândalos no palácio, pela promoção e divulgação de músicas cujas as origens estavam nas danças vulgares, segundo a concepção da elite social aristocrática. Levar para o Palácio do Governo a MÚSICA POPULAR BRASILEIRA foi considerado, na época, uma quebra de protocolo, causando polêmica nas altas esferas da sociedade e entre políticos.

Chiquinha Gonzaga aos 85 anos

Após o término do mandato presidencial, HERMES DA FONSECA e NAIR DE TEFÉ mudaram-se para a FRANÇA, onde permaneceram por um bom tempo. Em decorrência desse afastamento, CHIQUINHA E NAIR acabam por perder contato.
CHIQUINHA participou ativamente da CAMPANHA ABOLICIONISTA, por conta da revolta que sentia por seus ancestrais maternos terem sido escravos e sofrida muito, e da PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL. Também foi a fundadora da SOCIEDADE BRASILEIRA DE AUTORES TEATRAIS.
Ao todo, compôs músicas para 77 PEÇAS TEATRAIS, tendo sido autora de cerca de duas mil composições em gêneros variados: VALSAS, POLCAS, TANGOS, LUNDUS, MAXIXE, FADOS, QUADRILHAS, MAZURCAS, CHOROS E SERENATAS.
FONTE: DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga: uma história de vida
POR JOHNNY RETAMERO

4 comentários:

Anônimo disse...

Professor Johnny é muito bom saber que tem alguém que se interesse pela antiguidade de vitória de santo antão através desse seu trabalho muitas pessoas iram saber como era vitória antigamente amei saber que Chiquinha Gonzaga foi autora de duas mil composições em gêneros variados. Parabéns por esse trabalho tão importante.
Aluna: Simone de souza Barbosa
Escola municipal magistério 1ºc

Anônimo disse...

Professor Johnny é muito bom saber que tem alguém que se interesse pela antiguidade de vitória de santo antão através desse seu trabalho muitas pessoas iram saber como era vitória antigamente amei saber que Chiquinha Gonzaga foi autora de duas mil composições em gêneros variados. Parabéns por esse trabalho tão importante.
Aluna: Simone de souza Barbosa
Escola municipal magistério 1ºc

Anônimo disse...

PROFESSOR A CADA VEZ QUE LEIO SUAS HISTORIA ME ADMIRO MAIS POIS E INCRIVEU ONDE VOÇÊ VAI ENCONTRA FOTOS TÃO ANTIGAS COMO A DE CHIQUINHA QUANDO AINDA ERA ADOLESCENTE.SO TENHO A LHE DAR MEUS PARABENS.

ALUNA:JESSICA ALVES "1 D"
NOITE MAGISTERIO

Anônimo disse...

PARABÉNS PROFESSOR JHONNY PELO TRABALHO MARAVILHOSO EM TRAZER CONHECIMENTOS HISTÓRICOS TÃO INTERESANTE.ADMIRO SEU TRABALHO,SEU TALENTO,SUA DETERMINAÇÃO ,VC REALMENTE TEM AMOR A SUA PROFISÃO,UM BOM EDUCADOR FAZ A DIFERENÇA NA VIDA DO ALUNO. QUERO PARABENIZAR NÃO SO A VC MAS TAMBÉM AOS ALUNOS E EX ALUNOS QUE TIVERAM E TEM A HONRA DE TER VC COMO PROFESSOR, COM CERTEZA VC FAZ A DIFERENÇA NA VIDA DE MUITOS.MUITO SUCESSO PARA VC.
ABRAÇOS RITA ROCCHA