terça-feira, 10 de maio de 2011

COLÉGIO E CURSO PROJEÇÃO REALIZA PALESTRA SOBRE BULLYING PARA OS PAIS

Na noite desta segunda feira (09 de maio de 2011), realizou o II ENCONTRO DE PAIS E MESTRES, na ISABELLA FERRER RECEPÇÕES (Rua Eurico Valois, n° 98-Livramento) em VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.


Entre vários pontos debatidos, um chamou a atenção de nossa amiga  (também mãe de um aluno naquela instituição) ANDRÉA SILVA,por se tratar de um tema muito atual e ainda pouco discutido nas escolas e mesmo em casa.
É sobre o BULLYING, para isso os Educadores e proprietários da unidade escolar (ANA LÚCIA NEVES E EDMO NEVES), convidaram para a palestra a PSICOPEDAGOGA LISANDRA PRADO, que ministrou com uma linguagem fácil e foi muito elogiada por todos os pais presentes. 

A palestra teve como tema: BULLYING-O QUE É E O QUE NÃO É?

Veja abaixo as 10 perguntas mais freqüente sobre BULLYING:
1.   
            
      O  que é bullying?
É uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais, físicas ou materiais, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.


O que não é bullying?
Discussões ou brigas pontuais não são bullying. Para ser dada como bullying, a agressão física ou moral deve apresentar 4 características: a intenção do autor em ferir o alvo, a repetição da agressão, a presença de um público espectador e a concordância do alvo com relação à ofensa: “quando o alvo supera o motivo da agressão,ele reage ou ignora, desmotivando a ação do autor”.


Como identificar o alvo do bullying?
O alvo costuma ser uma criança com baixa auto-estima e retraída tanto na escola quanto no lar. Além dos traços psicológicos, os alvos desse tipo de violência costumam apresentar particularidades físicas. As agressões podem ainda abordar aspectos culturais, étnicos e religiosos.
Quais são as conseqüências para o aluno que é alvo de bullying?
O aluno que sofre bullying, principalmente quando não pede ajuda, enfrenta medo e vergonha de ir à escola. Pode querer abandonar os estudos, não se achar bom para integrar o grupo e apresentar baixo rendimento.


Como deve ser um conversa com os pais dos alunos envolvidos no bullying?
É preciso mediar à conversa e evitar o tom de acusação de ambos os lados. Esse tipo de abordagem não mostra como o outro se sente ao sofrer bullying.


Reações das vítimas no ambiente doméstico:
Freqüentemente se queixam de dores de cabeça, enjôo, perda de apetite, insônia, mudanças repentinas no estado de humor, começam a apresentar diversas desculpas para faltar à escola, apresentam-se irritadas, ansiosas, tristes ou deprimidas.


 Reações dos agressores no ambiente doméstico:
Apresentam atitudes desafiadoras e agressivas com relação aos pais e irmãos, manipulam com facilidade as pessoas, mentem de forma convincente, aparecem com objetos que não possuíam ou dinheiro extra, se comportam em casa com se nada de errado estivesse acontecendo.


E os espectadores, como reagem?
Os espectadores não costumam ter um comportamento tão marcante. A identificação deles depende de observação mais freqüente e cuidadosa, pois seu comportamento não costuma apresentar sinais explícitos que denunciem a situação que estão vivendo.


Como os pais podem colaborar no combate ao bullying?
Antes de repreender os filhos, é preciso ouvi-los com sincera disposição de ajudá-los. Para tanto, é necessário que, desde muito cedo, os pais reforcem com palavras e atitudes os aspectos positivos e os acertos das crianças.
Com o tempo, elas ganharão segurança e autoconfiança.
1     
       O  que os pais devem fazer quando suspeitarem de um caso de bullying entre seus filhos?
Procurar a direção da escola para que possam ser investigadas as possíveis causas de estarem ocorrendo ou não caso de bullying e diante dessa comprovação tomar as decisões cabíveis. Os pais devem ficar atentos ao comportamento de seus filhos e refletir sobre a educação que estão oferecendo em casa, pois algumas das causas identificadas para esse tipo de comportamento agressivo é a carência afetiva, a ausência de limites e a reprodução de maus tratos sofridos.
COM INFORMAÇÕES DO COLÉGIO E CURSO PROJEÇÃO

TEXTO DO CEAP (Centro Especializado Em Apoio Psicopedagógico)

COM A PSICOPEDAGOGA LISANDRA PRADO

ENVIADO PELA NOSSA AMIGA E LEITORA ANDRÉA SILVA


APOIO VEN SOCIAL

19 comentários:

Anônimo disse...

Infelismente na maioria das vezes na escola o BULLYNG Acontece com frequencia. Muitos pais não percebe como seus filhos se comportam as vezes pode ser falte de carencia dos pais e professores devem esta atento para que essas crianças que sofrem com o BULLYNG passam a ter um acompanhamento psicologico esperamos que possam acabar com isso porque se isso continuar o nosso pais vai ficar de mau a pior.

Cleberton,Valdineide,Mercia e Ana Maria 1ºD

Anônimo disse...

Parabens ao colegio projeçao por essa iniciativa sobre o bullying as pessoas precisa ficar mais informadas .temos que ficar mais atentos .
IDALVA 1º WEIGELIA GALVAO .

Anônimo disse...

no meu ponto de vista o bullying,hoje esta mas clarecido ,estao dando oportunidade das crianças se defemderen deste trauma,antes este assunto nao era men descultido.,as crianças que sofriam eram muitos descriminadas ,e esse trauma fica como se fosse uma tatuagem ,mas graças aos professores ,psicologos e pais existem soluçoes. alunas ; cicera ubilandia dias ,maria jose ferreira ,1ANO D NOTURNO ESCOLA WEIGELIA GALVAO

Anônimo disse...

No meu modo de visão posso falar que esse tipo de acreção física e verbal, que as pessoas sofre ,é chamado de Bullying,
Eles são pessoas fechadas para a sociedade, muito deles acabam ficando com traumas pelo resto de suas vidas, isso deficulta o desenvolvimento com outras pessoas mais sabemos que ainda hoje o preconceito existe nas escolas , nas ruas e até mesmo em sua própria casa.

Anônimo disse...

Parabens aõ colegio Progeção, por ter abordado esse assuto do BULLING, que acontece em varias escola e é pouco divulgado, atravez de muita vezes começa com uma bricadeira e se torna em agrssão tanto corporal como verbal e isso vai atingindo a presão psicologica da criança. marleide e maria helena 1ano D

Anônimo disse...

O Colégio e Curso Projeção está de parabéns em debater um tema polêmico:O bullying atinge todo o mundo e várias pessoas passam por esta situação de agreções intencionais o alvo normalmente são crianças de baixa auto-estima este ato trás consequências(medo,vergonha,abondono dos estudos)onde os pais devem ouvir os seus filhos e ajuda-lós passando segurança e auto confiança á eles.Fabiana Da Silva Soares/Tatiana Da Silva Aguiar.1º"D"Wegelia Galvão.

Anônimo disse...

são agresãoes fisica e verbais materias feitas contra um ou mais a luno bullying é de uma origem inglesa que significa valentão e brigão tirania agressão e mal trato o bullying ñ é bullying quando o olvo suprera o motivo da agressão indentifica-se quando acriança é retraida na escola e no lar o aluno ñ pede ajuda pos tem vergonha sempre queichase ficano triste e demido são agresivos com os pais e os irmão o melhor caminhao é comversa e investiga e fica atento com o comportamento dos filhos


escola weigelia galvão
serie 1 d
turno noite
professor donny
aluna michele dos santos alves
aluna Maria Luisa

Anônimo disse...

EU ACHO UM ASSUNTO DE EXREMA IMPORTANCIA PARA TODOS. POIS SE TODOS RESPEITASSEM UNS AOS OUTROS
,O MUNDO SERIA MUITO MAIS MELHOR E SEM VIOLENCIA.
DIEGO SILVA (WEIGÉLIA GALVÃO 1° ANO "D")

Anônimo disse...

O BULLING E UM TIPO DE PRECONCEITO , PESSOAS QUE AGRIDEM OUTRAS FISÍCA OU VERBALMENTE , COM APELIDOS ,INSULTOS, OU SINPLESMENTE SE NÃO FOR COM A CARA DA PESSOA ,SE A PESSOA FOR UMA PESSOOA TÍMIDA, RECUADA,MUITA CALADA NA SUA,SOFRE COM ISSO CABE AOS PAIS E AOS PROFESSORES OBSERVAREM ISSO.

Anônimo disse...

Realmente Na Maioria Das Vezes O BULLYING Sempre Acontece Nas Escolas E Quando Os Pais Vem Saber Ja É Tarde Demais Para Fazer Algo Contra Esse Preconceito.Gostamos Da Iniciativa Do Colégio E Curso Projeção Que Esclareceu Mais Sober Esse Tema Tão Importante Que O Bullying.Na Grande Maioria É As Crianças Que Sofre Tanto Com O Preconceito Quanto Com Agresões Fisicas E Verbais.


Escola Municipal Weigélia Galvão
Alunas: Elizangela kris , Maria Gabriela.
Série: 2° Ano 'B'
Turno: Noite
Professor: Jhonny Retamero

Anônimo disse...

ANTES DE QUAQUER PROCEDIMENTO DEVEMOS COMVERSAR COM NOSSOS FILHOS PARA QUE ELES NAÕ VENHAM SOFRER O BULLYING E SE ISSO ACONTECER DEVEMOS PROCURAR SABER EMTENDER QUE ESSAS PESSOAS AGEM SEM PENSSAR MUITAS VEZES POR FALTA DE AMOR E COMPREEMÇAÕ DOS PAIS EMTAÕ DEVEMOS SENTAR E COMVERSAR PARA QUE ISSO NAÕ VENHA ACOMTERCER COM NOSSOS FILHOS E NEM COM OUTRAS CRIANÇAS.
VERONICA MARIA DA SILVA
2°B WEIGELIA GALVÃO

Anônimo disse...

o bulling é um tipo de preconceito , que pessoas tem de pessoas tímidas caladas , resevadas,cabe aos pais e professores observar o comportamentos dos alunos. Para não causar doenças como depressão,ou até outras mais graves.


ALUNAS:INGRID GABRIELA E VALÉRIA CRITINA

DISCIPLINA: HITÓRIA

TURMA :2ANO"B" TURNO : NOITE

Anônimo disse...

È muito delicado abordar esse essunto pois já presenciei vários casos de Bullying com colegas de classe.É sempre bom mostrar a sociedade o quanto esse assunto é importante pois isso não acontece só na escola mas em ambiente de trabalho,na vizinhança,num clube...
E as pessoas que sofrem esse tipo de abuso fica com esse trauma por toda a vida.Temos que dar um basta em tudo isso para não haver mais casos de morte como aconteceu na escola do Rio de Janeiro.

Gerciana
2°B/ escola Weigélia Galvão

Anônimo disse...

Achei muito interessante porque o que nós vemos hoje em dia e o Bullying nas escolas e nas ruas também e um preconceito na sociedade eu acho que naõ deveria acontecer porque as criança tem o trauma psicólogico.

Leandra Maria
2°B/Wéigelia Galvão

Anônimo disse...

É muito importante sabermos se uma criança está sofrendo bullyng e também sabermos como cuidar dessa pessoa , os sintomas disso são as crianças nao quererem ir para a escola, insônia, enjôos e muitos outros, gostei muito da materia sobre Bullyng .

Claudiane Thaís 1º C
Escola municipal Weigelia Galvão .

Anônimo disse...

infelismente o bulling acontece freguentimente nas escolas e isso não é bom porque nas maiorias das vezes as crianças querem desistir de estudar. escola municipal weigelia galvão aluna simone de souza barbosa 1°c

Anônimo disse...

É MUITO INTERESSANTE SABERMOS A IMPORTANCIA DO BULLYNG PARA EVITARMOS ALGUNS ACIDENTES EM NOSSA FAMILIA E ESCOLA! PARABÉNS PELA INICIATIVA DE TODO QUE FIZERAM ESSA REPORTAGUEM NOS MOSTRANDO O QUE É BULLYNG.

AMANDA SILVA,TAMIRES MANUELA, MARIA DEBORA,CLAUDIO MELO.
WEGELIA GALVÃO

1°C

Anônimo disse...

Eu acho uma importancia para toda sociedades como hoje tem pessoas que sofre muito com isso. Nos da sociedades temos que respeita as diferencia dos outros seja eles negro,gay, etc.Tem gente que sofre bullying em casa na escola ou até em outro local por ele ser Gay ou negro ou até ser diferente dos outros. Nos da sociedades temos que disser não ao bullying por que hoje é nomal isso na sociedade e no mundo. Nome luclécio Pereira da Silva [serie 1; ano "c"

Anônimo disse...

O Bullying são agressões fisicas, verbais, e essas agressão são que dar formas a bater,e isso é errado.Porque o bulling é você magoar ferrir,destruir ,ameaça e essas coisas são maltrado que envolver sofrimento a pessoa que sofrer esse tipo de coisa. O Bullying é um alvo que atinge hoje muitos a crianças e os jovens, com isso fica as consequências psicologicas abortando também em aspectos religiosos, culturais e outros a pessoa que sofre bullying fica oprimido, triste com medo de ir a escola por isso o há o combater anti- bullying é uma forma de evitar o bullying , a pessoa que prática isso traz consigo violência com isso gerar cardeia e transtorno na sociedade que vivemos. Aposta na educação é um motivo do combater anti-bullying.

Aluna : Gilmara sandra
Série\turmaº 1ºD
Escola: weigélia Galvão.