quarta-feira, 30 de março de 2011

JUAZEIRO DO NORTE – NO ANO DO CENTENÁRIO


Vista aérea de Juazeiro

PARTE 4

Juazeiro em 1827 era um pequeno aglomerado urbano com poucas casinhas construídas ao lado da primeira capela erigida em honra de Nossa Senhora das Dores, Padroeira do lugar, segundo a concepção artística de Assunção Gonçalves mostrada abaixo:

Juazeiro pPimitivo

A cidade de Juazeiro do Norte está localizada no extremo sul do Estado do Ceará, no chamado Vale do Cariri, distante cerca de 560 km de fortaleza, pela BR 116. É a maior cidade do interior cearense, mas a área do Município é de apenas 249 km2.

LIMITES: Ao norte, com Cariri Açu; ao sul, com Barbalha; a leste, com Missão Velha e a oeste, com Crato.

ALTITUDE: 377 m em relação ao nível do mar. O ponto mais elevado é a Serra do Horto.

CLIMA: Tropical quente semi-árido e semi-árido brando, com temperaturas entre 22-38 graus, média de 22-26.

Estátua de Pdre Cícero

POPULAÇÃO: Cerca de 250 mil habitantes, sendo que a maior parte se concentra na zona urbana. A população de Juazeiro do Norte é bastante heterogênea. Há praticamente pessoas de todos os Estados nordestinos, muitos dos quais romeiros, que para aqui vieram atraídos pela fama do Padre Cícero. A população nativa representa hoje menos da metade do total. Uma característica marcante é o fato de muita gente aqui ter o nome de Cícero ou Cícera, em homenagem ao Padre Cícero, o fundador da cidade.

ETIMOLOGIA: O nome Juazeiro deve-se a uma conhecida árvore, muito comum no Nordeste, que resiste à seca mais inclemente, permanecendo sempre viçosa chamada cientificamente Ziziphus juazeiro. A palavra é híbrida, tupi-portuguesa: juá ou iu-á (fruto de espinho) + o sufixo eiro.


FUNDAÇÃO: O povoado chamado Tabuleiro Grande, que deu origem à cidade Juazeiro do Norte, tem seu marco inicial em 15 de setembro de 1827, data do lançamento da pedra fundamental da Capela de Nossa Senhora das Dores, padroeira do lugar. Mas a cidade foi fundada pelo Padre Cícero depois da criação do município em 22 de julho de 1911.

Romeiros

O MILAGRE: Um fato extraordinário, acontecido pela primeira vez no dia 1º de março de 1889, transformou a rotina do lugarejo e a vida do Padre Cícero para sempre. Naquela data, ao participar de uma comunhão reparadora, oficiada pelo Padre Cícero, uma beata muito piedosa, chamada Maria Magdalena do Espírito Santo de Araújo, ao receber a hóstia consagrada não pôde degluti-la porque a mesma se transformou em sangue. O fato repetiu-se dezenas de vezes e o povo crédulo achou que se tratava de um novo derramamento do sangue de Jesus, sendo, portanto, um milagre. Começaram, então, as romarias que não param de crescer.

Caravanas

COMÉRCIO E INDÚSTRIA: Juazeiro do Norte é uma das maiores cidades do Nordeste. Foi à primeira cidade do interior cearense a ter um shopping Center (Cariri Shopping), uma rádio FM (Rádio Transcariri) e também uma estação de televisão (TV Verde Vale Canal 13). O parque industrial é representado por indústrias de sandálias de plástico e couro, bebidas, refrigerantes, alumínio, alimentos, confecções, móveis, jóias e laticínio, entre outras. O artesanato é um dos mais ricos e variados do Brasil.

Romeiros

EDUCAÇÃO E CULTURA: Juazeiro é um grande pólo de ensino superior com mais de 40 cursos universitários em funcionamento. Possui três grandes centros culturais onde são desenvolvidas atividades de teatro, cinema, dança e folclore.

Festividades noturnas

TURISMO: A cidade possui muitos atrativos turísticos, sendo, por isso, visitada por romeiros e turistas do Brasil e do Exterior, numa média anual superior a um milhão de visitantes. A rede hoteleira conta com hotéis confortáveis, afora dezenas de ranchos para hospedagem de romeiros.



Fotos acima:
Museu de Padre cícero e a cama que ele utilizava


DATAS COMEMORATIVAS:

2 de fevereiro: Festa de Nossa Senhora das Candeias (romaria)

24 de março: Aniversário de Padre Cícero

22 de julho: Aniversário do Município

15 de setembro: Festa da Padroeira (romaria)

1º de novembro: Dia do Romeiro

2 de novembro: Romaria do Padre Cícero
(No mês de junho acontece o Juaforró)


FONTE: www.juazeiro.ce.gov.br

Texto de:


Daniel Walker
Jornalista e Historiador


POSTADO POR JOHNNY RETAMERO

13 comentários:

Anônimo disse...

eu achei a cidade muito bonita, importante porque agente viu juazéro do norte. voce aprende mais sobre acidade.
clicia 2c

Anônimo disse...

eu acho que a fe e algo que nao se discute cada um tem suas opinioes de acordo com seus metodos de crer em fim a historia e muito interessa
nte..............
maria das graças e daniel cavalcante
serie2c a noite
escola municipal weigelia galvao..

Anônimo disse...

A cidade de Juazeiro do Norte,é muito conhecida pela a sua fé crensas e ilusionismos.
Ja tive a oportunidade de conhecer ,mais era muito jovem,oque mais mim chamou atençao foi as estatuas e amor dos romeros a suas crenças. É um lugar muito bonito vale a pena conhecer!!

Escola Municipal Weigélia Galvao
Aluna Wiliane Andriele 2ºAno normal Medio

Anônimo disse...

EU ACHO OTIMO PRECISAMOS TER MAIS FE,E CRER QUE DA TUDO CERTO NA NOSSA VIDA E IMPORTANTE,VIVER SEGIDO O SENHOR E COLOCA-LO NA VIDA E SEVI-LO. TACIANA GOMES DA SILVA 2C TURNO;NOITE SALA;4

Anônimo disse...

Juazeiro do Norte uma cidade de muitos atrativos e de muita fé,pessoas vem de todo o país para agradecer ao Padre Cícero um padre conhecido por seus milagres.Que neste ano de centenário todas as pessoas possam ir ao Juazeiro do Norte.Uma cidade abençoada.
Ivana Figueroa 2°C

Anônimo disse...

JUAZEIRO CIDADE LINDA COM MUITA HISTORIA PRA CONTA .SUA PRAÇA

COM SUA CAPELA AONTE TEVE O INCIO DE TUDO.COM PASSA DE TEMPO JUAZEIRO FOI MODIFICANDO.PARAbens.SUZANA 2C ESCOLA WEIGELIA GALVAÕ

Anônimo disse...

juazeiro é uma cidade muito interesante
é um muinicipio com muita cutura; coisa muito interesante
como propio desenvolvimento e uma das
coisas q mais me imprecionor foi por a cidade do nordeste
q teve um shopping uma radio fm e etc

Evandro daciano
escola weigéli galvâo

Anônimo disse...

Achei interessante conhecer um pouco da cidade do Juazeiro. Não. imaginava que era uma cideade tão desemvolvia, e havia industri e chopping. Achei linda sua hitória, e pretendo um dia ir visitar para poder ver de perto sua beleza.
ESCOLA WEIGÉLIA GALVÃO
MARIA JOSÉ S.O.SILA

Anônimo disse...

eu acho que tudas as pessoas devim ir nessa viajem por mostra a fe dos catolicos por padre ceciro e seus milagres. e lindo ve eu um dia ainda vou la.taciana gomes da silva 2c noite

Anônimo disse...

eu acho otimo,precisamos ter mais fe e demostra que temos deus no coraçao assima de tudo.taciana gomes da silva 2c noite sala;4

Anônimo disse...

FIQUEI SUPRESA POIS NÃO SABIA QUE A CIDADE DO JUAZEIRO ERA TAÕ GRANDE E DESENVOLVIDA, CONHECIA APENAS , POR SUA HISTÓRIA, CONTADA PELOS ROMEIROS. PRETENDO UM DIA CONHECER PESSOALMANTE.
ESCOLA MUNICIPAL WEIGÉLIA GALVÃO
MARIA JOSÉ.S.O.SILVA

Anônimo disse...

ficcamos supresa com oSHOPG com aFACULDADE . Tudo era diferente ;

alunas; mmisslene maria da silva
ELIANE FELICIANO DA SILVa

serie ;2c weigelia galvão

Anônimo disse...

é muito interesant a historia do juazeiro;;naõ sabia que uma cidade assim. ate universidade tem.as danças o cinemas muito bom.fiquei besta por ser a primeira cidae ate um shopping coisa que minha não tenhe...o que mas min chamou atenção foi o milagre da hóstia comsagrada ter si trasformado en sangue!! não é atoa que as opessoa gostam tanto de ir ao juazerio.ums vai pq gosta!outro en busca de milagre,outros agradecer os miligres recebebido..muito bom

valdineide da silva souza.
aluna do 1 ano D a noite.
escola municipal weigelia galvão