A Câmara de Vereadores de Pombos realizou sua 2ª reunião de 3º de 2011.
Faltaram a este plenário os vereadores Luiz Felipe Ferreira e José Roberto dos Santos. Sendo comunicado pelo presidente da casa que o Vereador Marcos Severino da Silva estará ausente no início desta Sessão e convidou assim a Colega Maria das Graças Bezerra para ocupar a Cadeira da 1ª Secretaria temporariamente.
Após a leitura e aprovação da Ata da Sessão anterior, passa-se a ordem do dia para a leitura do expediente no qual constou um Projeto de Lei originário do Poder Executivo fazendo correção salarial conforme leis vigentes.
Houve também dois Requerimentos de autoria do Vereador Marcos Severino da Silva solicitando da gestão municipal informações e documentos a respeito da empresa contratada para executar as obras de calçamento e recuperação das ruas do município e solicitando também documentos e informações sobre gastos da secretarias de saúde do município com folha de pagamentos e descontos para o sistema previdenciário dos servidores públicos do município.
O Vereador José Chalegre de Farias através de requerimento solicitou que a gestão municipal através de projeto regularizasse um pequeno espaço onde funciona um frigorífico há mais de 20 anos por um comerciante local o qual trabalha legalizado e oferecendo emprego a outras pessoas.
Após apresentação re discussão do projeto e dos requerimentos, os mesmos foram aprovados por unanimidade com exceção do requerimento que trata dos assuntos da secretaria de saúde que teve voto contrario do Vereador Severino João do Nascimento.
Na sequência Murilo fez a leitura de um ofício encaminhado à Rádio Comunitária Brasil FM convidando a população pombense para participar da Audiência Pública que ocorrerá nesta Câmara na quinta-feira a partir das nove horas da manhã onde será debatido o impacto ambiental que poderá causar uma empresa de tratamento e armazenamento de lixo hospitalar que está se instalando no Município.
Salienta que isso é de muita importância para todos e que por isso estão sendo convidadas também algumas autoridades a fim de que seja feito alguns esclarecimentos a sociedade pombense.
Não havendo mais matérias para deliberação o Presidente encerra a presente Sessão e faculta a palavra ao primeiro Orador inscrito para suas citações.
Usa da palavra Vereador Chalegre, o qual após cumprimentar a todos, comenta de sua satisfação pela aprovação dos requerimentos e agradece aos seus pares em especial pela aprovação referente ao frigorífico.
Quanto à audiência pública, o vereador espera obter com o apoio do Ministério Público, maiores esclarecimentos, tendo em vista se tratar de algo muito sério que pode ocasionar danos ao meio ambiente.
Explica que estão sendo entregues muitos convites por haver a necessidade de uma grande mobilização, não dependendo apenas de cinco ou seis Vereadores. Finalizando diz que contam ainda com o apoio de cidades vizinhas, bem como da imprensa, portanto, solicita a todos que puderem a estarem presentes nesse evento.
Usa da palavra o Vereador Marcos de porteiras agradecendo também pela aprovação de seus requerimentos, os quais se tratam de algo muito importante para o Município, pois e obrigação dos parlamentares fiscalizarem gastos públicos principalmente quando der trata da saúde onde o que está em jogo é o bem estar da população
Finalizando o parlamentar faz comentário sobre as condições das estradas dizendo que as chuvas estão chegando e o paliativo que foi feito escoará junto com as águas ocasionando transtornos para os moradores de a zona rural transportar seus produtos para o centro comercial do município.
Usa da palavra a Vereadora Neide de Roque que após os cumprimentos ao Plenário e todos os presentes, parabeniza os colegas vereadores pela aprovação dos requerimentos, quanto aos requerimentos do Colega Marcos, lembra que praticamente todas essas solicitações são negadas.
Com respeito ao caso das estradas da zona rural do Município, diz que estão passando a máquina de forma aleatória e não deixam as canaletas para fazer o escoamento das águas e isso impossibilita até mesmo a passagem de motos como foi no caso da estrada de sua região na semana passada.
Quanto a CPI, comunica que estão em andamento, pois o caso agora é a audiência pública da quinta feira que é muito importante, pois a população está com muito receio dos problemas que esse empreendimento possa trazer para o município
Não havendo mais oradores inscritos, Murilo passa a Presidência a 1ª Secretaria para fazer algumas explanações.
Após cumprimentar o Plenário e todos, parabeniza o Colega Marcos por seus requerimentos diz que sempre o Colega solicita informações importantes, a fim de que não só esta Casa como toda a população pombense sejam conhecedoras do que vem acontecendo. Parabeniza ainda a atitude tomada hoje pelo Colega José Chalegre com relação aos interesses do comerciante em questão que por dezenas de anos trabalha sem ter em mãos as documentações adequadas para sua estabilidade.
Quanto ao que já disse a Colega Maria das Graças, a respeito dessa empresa BRASCON, não estão sendo contra essa empresa e sim contra qualquer uma que trabalhe com lixo hospitalar ou tóxicos, que possa prejudicar o Município.
Diz não acredita que tal empresa consiga gerar cem empregos, tendo em vista que a mesma trabalhará com máquinas totalmente automáticas que poderão ser controladas por dez ou doze pessoas.
Mais uma vez fala da necessidade dessa audiência pública que possibilitará uma melhor análise da situação. Diz que por traz de tudo isso há interesse próprio e que tal empresa só se instalará se o povo de Pombos quiser.
Finalizando, acredita que aqueles que foram contra tal empreendimento, não irão retroagir e na próxima quinta feira junto com os mesmos estarão presentes autoridades que poderão esclarecer todo o assunto. Retornando a Presidência, o vereador se despede e convida a todas para a próxima sessão no horário regimental.
Por Orlando Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário