sábado, 2 de abril de 2011

UFPE consede título Honoris Causa a Lula


Do Jornal do Commercio

Longe do Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está recebendo todos os títulos concedidos durante os dois mandatos que exerceu. Na mesma semana em que viajou a Portugal para receber título Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra, ele anunciou que pretende vir ao Estado até o final deste mês. A viagem é motivada pelo recebimento de mais um título Honoris Causa, desta vez concedido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Anunciada ontem durante reunião fechada com o senador Humberto Costa (PT), em São Paulo, a viagem ainda não tem data marcada. Será a primeira vez que Lula vem ao Estado sem o cargo de presidente da República, depois dos dois mandatos. A última vez que o petista veio a Pernambuco foi no ano passado, durante o segundo turno da eleição que elegeu Dilma Roussef (PT) presidente.
 
A indicação de Lula para o recebimento do título foi realizada em 2002, ainda na gestão do reitor Mozart Neves, mas a data da solenidade nunca foi agendada. “Lula disse que não receberia nenhum título durante o mandato, mas prometeu que viria à UFPE após deixar a presidência”, disse o atual reitor, Amaro Lins. O título é concedido a pessoas que contribuíram para o progresso da universidade, da região Nordeste ou do País.
 
Apesar de motivada pelo recebimento do título, a viagem também servirá para a agenda política. O ex-presidente pretende se reunir com prefeito do Recife, João da Costa (PT), e com o governador Eduardo Campos (PSB).
 
De acordo com Humberto, durante a reunião, Lula também comentou a satisfação com o governo Dilma, dizendo está feliz com a gestão dela, que ontem completou 80 dias à frente da presidência.
 
A reforma política foi outro tema tratado pelos petistas durante a reunião, realizada a convite de Lula depois do enterro do ex-vice-presidente José Alencar, em Minas Gerais. Apesar de não ter realizado a reforma, como prometido, Lula manifestou interesse na discussão sobre o tema. Humberto considera que a presença do ex-presidente nesse debate será importante, em função do seu poder de mobilizar a sociedade.

Nenhum comentário: