![]() |
| Imagem: Lorena Gomes/DP/D.A Press |
O 2º sargento do Corpo de Bombeiros Everaldo Francisco de Sales conheceu hoje o bebê Henrique Bernando Nascimento, de um mês e meio, que ajudou a salvar na segunda-feira passada. O encontro aconteceu esta manhã, na casa da família da criança, na zona rural de Gravatá, Agreste de Pernambuco.
O bebê teve um engasgo com leite e teve uma obstrução respiratória. Um vizinho, Geovane Gomes da Silva, telefonou para o número 193, do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), que funciona no Recife, enquanto uma prima da mãe do bebê fez os procedimentos.
Com 29 anos na corporação e a dois meses da aposentadoria, o sargento contou que este foi o caso mais marcante de sua carreira e revelou: "O Geovane não sabe, mas eu também me emocionei quando ouvi o choro do bebê pelo telefone".
A ligação, de cinco minutos, foi atendida por Everaldo por volta das 18h da segunda-feira passada. A ocorrência só foi divulgada ontem pela SDS. “Ouvi a mãe dele gritando, estava muito desesperada, pensando que ele tinha morrido, pois não respirava. Imediatamente, decidi ligar pro 193”, recorda Geovane. A 85km de distância, o sargento deu instruções. “Pedi para que eles deitassem o bebê de bruços na palma da mão esquerda e fizessem uma leve pressão nas costas. O menino reagiu com gritos e choro, para a alegria de todos”, lembrou.
Segundo Everaldo, é comum a corporação receber ligações desse tipo. Pai de seis filhos, ele considera sempre gratificante ajudar. “Não tem preço”, resumiu o bombeiro.
Segundo Everaldo, é comum a corporação receber ligações desse tipo. Pai de seis filhos, ele considera sempre gratificante ajudar. “Não tem preço”, resumiu o bombeiro.
Prevenção – Em novembro do ano passado, o Diario de Pernambuco publicou dicas de como evitar acidentes domésticos, que são a principal causa de morte entre crianças de um a 14 anos de idade no Brasil.
Confia a gravação do socorro:
Confira trechos do diálogo Sargento Everaldo: “Corpo de Bombeiros, boa noite! Posso ajudá-lo?”
Geovane: “O menino estava bebendo leite, um bebê recém-nascido, e teve um problema. Como é para fazer os primeiros socorros?”
Sargento Everaldo: “Coloque o braço do adulto que vai fazer o socorro entre as perninhas dele e ponha o bebê deitado na palma da mão esquerda do adulto”
Geovane: “Tá bom. A mãe está fazendo isso agora. O que mais devemos fazer?”
Sargento Everaldo: “Aperte um pouquinho as costas dele com três dedos da mão direita para ver se ele retorna”
Geovane: “Aperta as costas dele, Regina (mãe da criança)”
Sargento Everaldo: “Agora não apertem muito forte, pois pode machucá-lo. A criança voltou? Eu ouvi um choro. ”
Geovane: “Voltou sim. Ele chorou um pouquinho, já está bem, no colo da mãe”
Com informações da repórter Lorena Gomes, da TV Clube

Nenhum comentário:
Postar um comentário