Uma simples poça pode conter vírus e bactérias causadores dessas doenças, por isso é importante ficar atento e proteger os pés antes de sair para a rua
Da Redação do pe360graus.com
Chuva, alagamento, lama... Não é preciso estar com a água na cintura ou no pescoço para correr o perigo da contaminação. Uma simples poça pode conter vírus e bactérias causadores de micoses, hepatite, leptospirose, entre outros. Por isso é preciso ficar atento e sempre proteger os pés antes de entrar em contato com as águas sujas das ruas.Uma dica simples é colocar um sapato fechado ao sair de casa. “E ter na bolsa uma sandália e uma toalhinha, para quando chegar no ambiente de trabalho, tirar o sapato molhado, lavar e enxugar bem os pés, entre os dedos principalmente, e coloca a sandalinha aberta. Porque com o sapato molhado pode apresentar frieira, que incomoda bastante, ”, explica a médica Fátima Maciel (foto).
Foto: Reprodução/TV Globo
Já a bactéria da leptospirose, doença causada pela urina do rato, pode penetrar em qualquer mucosa ou até mesmo pela pele desprotegida. “A contaminação pode ser através do olho, ingestão ou qualquer ferida, ou até a pele íntegra, a bactéria entra ali, vai para o sangue e você pega a leptospirose”.
A recomendação é procurar um posto de saúde ao perceber os sintomas da leptospirose. “Os sintomas se misturam com os de dengue e de gripe. Febre, dor no corpo, mal estar e, no caso da leptospirose, uma dor intensa na batata da perna. Se após 48 horas os sintomas não melhorarem, procure um serviço de emergência”, orienta a médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário