Uma rede de solidariedade foi articulada em Bom Jardim em prol das vítimas das enchentes e dos estragos causados pelas recentes chuvas ocorridas neste município. O prefeito João Francisco de Lira tem acompanhado de perto o trabalho de assistência e determinou que todo o secretariado municipal priorizasse a difícil situação dos desabrigados. Bom Jardim está em estado de emergência, segundo o decreto assinado pelo governador do estado Eduardo Campos.
Um plano emergencial, com os secretários,várias entidades não governamentais,organizações sem fins lucrativos e empresas que atuam em diversas áreas, foi implementado pelo governo municipal. O retorno foi imediato e, em poucos dias, muitos donativos foram arrecadados e distribuídos aos desalojados e desabrigados pelas enchentes, alagamento e desabamentos de residências. Muita gente e entidades responderam às campanhas de arrecadação de alimentos,roupas, colchões, lençóis, móveis usados e calçados, entre outros donativos.
Além das campanhas de arrecadação,a prefeitura municipal do Bom Jardim organizou atendimentos médicos em vários bairros e localidades rurais. Passadas as fortes chuvas que assolaram Pernambuco, os trabalhos estão centrados na reconstrução das casas atingidas;recuperação de pontes, calçamentos e estradas vicinais; no atendimento médico às vitimas das enchentes e nas ações preventivas para afastar os riscos de contaminação, principalmente,pelo mosquito da dengue.
João Lira também está preocupado em proporcionar um retorno seguro e cômodo às pessoas que não tiveram seus imóveis danificados, apesar de tê-los deixado por medidas de precaução, durante o período das enchentes . A edilidade municipal também alugou 13 casas para acomodar famílias que perderam tudo na enxurrada. No abrigo improvisado ainda permanecem dezenas de desabrigados.
Tanto na cidade quanto na zona rural o cenário é de desolação total: ruas e rodovias esburacadas, pontes danificadas, sujeira por toda a parte, imóveis avariados, árvores e abrigos rodoviários caídos,enfim, um quadro que requer muitos esforços e recursos, para a reconstrução.
Ontem circulou na cidade a notícia de que não haverá festejos juninos patrocinados pela prefeitura municipal neste ano em Bom Jardim. Segundo a fonte, o prefeito João Lira dará prioridade à recuperação dos bens públicos estragados pelas últimas chuvas. Na verdade, o prefeito não veria justificativas em gastar com apresentações de bandas e outras despesas das festas, enquanto que muita gente passa por dificuldades e muita coisa a reconstruir no âmbito municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário