Jovens e adultos de baixa renda poderão se inscrever a partir desta terça (17), até o próximo dia 22, em um dos cursos de qualificação profissional gratuito a serem oferecidos pelo Sistema S (por meio do Senai e Senac), em parceria com o Governo do Estado. Até o final deste ano, serão ofertadas 5,1 mil vagas distribuídas na Região Metropolitana do Recife e interior de Pernambuco, por meio do projeto Novos Talentos.
Veja os cursos que serão ofertados:
SENAI
» Caldeireiro montador
» Eletricista industrial
» Mecânico de Manutenção em geral
» Operador de processos logísticos
» Instalador de tubulações industriais
» Armador de ferragens
» Carpinteiro de obras
» Programador web (web design)
» Operador de supermercado
» Recepcionista
» Recepcionista
» Editor gráfico
» Cozinheiro básico
» Operador de telemarketing
» Operador de telemarketing
» Manicure e pedicure
» Camareira em meios de hospedagem
» Bartender
» Jardineiro
» Agente de informações turísticas
Confira os municípios onde serão realizados os cursos:
»Recife »Cabo de Santo Agostinho »São Lourenço da Mata »Abreu e Lima »Camaragibe »Igarassu »Paulista »Ipojuca »Salgueiro »Caruaru »Arcoverde »Goiana »Rio Formoso »Serra Talhada |
A qualificação será focada nas áreas da metal-mecânica, construção civil, comércio, indústria e hotelaria. Podem se inscrever pessoas acima de 18 anos, que tenham concluído o Ensino Fundamental. As inscrições devem ser feitas pelo site www.stqe.pe.gov.br. A partir daí, uma triagem deverá ser feita e os selecionados serão comunicados para comparecer a uma das unidades do Senai ou Senac para realizar a matrícula.
Para as primeiras turmas, serão ofertadas 2.140 vagas com aulas iniciadas no final de maio. O restante das vagas tem previsão de chamada para início de agosto e término em dezembro deste ano. A ação é uma iniciativa da secretaria estadual do Trabalho, Qualificação e Emprego (STQE) e foi lançada, nesta segunda-feira (16), pelo governador Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas, área central do Recife.
PARCERIA - Na ocasião, também foi assinado um Protocolo de Intenções entre a Refinaria Abreu e Lima e o governo do Estado, formalizando uma série de ações que devem ser desenvolvidas para qualificar os jovens e adultos para trabalhar na cadeia produtiva de Petróleo e Gás. A ideia é que a mão-de-obra capacitada seja absorvida pelos serviços da região de Suape, em Ipojuca, litoral Sul do Estado.
Segundo o secretário do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão, as ações estão previstas para serem desenvolvidas entre 2011 e 2013. "Pretendemos neste prazo formar 200 professores para atuar como instrutores dos cursos na área; qualificar 20 mil trabalhadores para atuar em Suape; aperfeiçoar 5 mil trabalhadores de Suape e montar em Pernambuco um centro integrado de Certificação Profissional", afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário