terça-feira, 21 de junho de 2011

SOSÍGENES BITTENCOURT POR ELE MESMO


PARTE 2

A BOEMIA

O professor comentou: “Sou do signo de Câncer, por isso sou de natureza noturnal”.
“Sou um homem de La noche”.

VOCAÇÃO AO MAGISTÉRIO

“Minha vocação para o magistério é embrionária, quando descobrir que minha mãe era minha mãe, eu já sabia que (ela) era professora”.

ORIGEM DE SEU NOME

Quem me batizou com esse nome foi meu avô paterno FILIPI BITTENCOURT, ele era professor de Ciências e Letras era um poliglota. SOSÍGENES vem do Grego, era o nome do calendarista no tempo de JULIO CESAR, imperador romano.
Quando fiquei sabendo que meu nome era SOSÍGENES, aprendi duas coisas da gramática:
- Que o “S” entre duas vogais tem som de “Z”;
- Que acentuam-se as palavras proparoxítonas com acento.


EDUCAÇÃO DE ONTEM E DE HOJE

ONTEM- A educação tinha duas preocupações centrais: ministrar matérias e formar caráter.
HOJE- Informar sem formar, posto que, matérias curriculares, priorizam a formação de caráter para ser o homem ideal. O caráter não se faz na escola.

FAMÍLIA DO PASSADO E DO PRESENTE

ONTEM-“A família era nuclear, ou seja, pai mantenedor, mãe administradora, filhos disciplinados”.
HOJE- “Pai distante, mãe arrogante ou ambivalente e filhos vitimizados”.
CONCLUSÃO: filhos sem referências e horizontes.
CONSEQUÊNCIA: busca de amparo no desamparo.

SOBRE A MÚSICA

“Da música que não morre: a Clássica de um LUDWIG VAN BEETHOVEN não troco por nada”.
“Porém quando popular, uma vez bela, de minha infância ou da semana passada não sou radical”.

LITERATURA: LIVROS

“A literatura é, para eu pensar e usar a palavra, Por que a palavra é tudo”.
Descobri que falar e escrever é a mais perfeita manifestação da existência: “Vejo nos clássicos o principio, o meio e o fim”.
Cito a seguinte obra em Língua Portuguesa CAMÕES de FERNANDO PESSOA.
Para meu tempo e meu gosto, citaria DRUMONN: “Amar se aprende amando”.

FILMES E TELEVISÃO

Para mim não se deve confundir cuidado com a educação, com censura. Liberar tudo pode significar degeneração infanto-juvenil.

HOMOSSEXUALISMO

Não é opção pessoal, é, sobretudo, influência sócio-cultural.

MULHERES

“Se desaparecessem todas as mulheres do mundo, eu mandaria dar baixa na minha carteira profissional, não iria trabalhar para sustentar um solitário como eu”.

O SER HUMANO

Não há nada que mais nos apaixone nos atraia e nos seduza do que, as imperfeições humanas. O homem é perfeitamente imperfeito.

AMIGO DE VERDADE

Amigo é alguém que fala bem de ti na tua ausência.

MORTE

O sentido da morte dá um sentido à vida. Sem a compreensão da morte, não há como compreender a vida.

DINHEIRO

Ninguém é feliz pelo que tem, nem infeliz pelo que não tem, mas pela noção do que tem.

MEDICINA

O nosso amigo DOMINGOS SÁVIO tomando a palavra, pergunta: para onde vai à medicina? SOSÍGENES responde que vai para o tratamento de doentes, não de doenças. O tratamento customizado, cada organismo é um organismo.

DEPENDÊNCIA QUIMICA

DOMINGOS SÁVIO- Por que o viciado não pode ser libertar da dependência? SOSÍGENES: a droga é uma coisa boa, por que dá prazer. Há uma diferença entre o usuário e o dependente.
O usuário usa a droga para sentir prazer momentâneo, o dependente usa para fugir da realidade, vivem no seu mundo.

PALAVRAS FINAIS

“Ensinar para mim é uma forma de conviver. Minha escola é o mundo”.
“Meu Blog http://www.revistafragmentos.blogspot.com/ é uma escândalo por que não obedece a regras e, por isso reflete pensamento de quem silencia, mas desejaria revelar”.

"Você pode pensar já acabou a entrevista? respondo-te não, o que acabou foi o tempo, nada impedirá no futuro que voltemos para a peleja".
Professor Johnny Retamero.

FUTURAS PALESTRAS

Vou ministras duas palestras no 03 de agosto, Novo Milênio, IFPE-Vitória e o Instituto Santo Inácio de Loyola (esse para pais e mestres) todos no segundo semestre.
Temas:- A PAIXÃO;
          - MUNDO VIRTUAL.
“mundo virtual é como COCA-COLA, ninguém vende a paixão, tira pedido”.
As inscrições para a palestra sobre PAIXÃO já estar disponível na Auto Escola Dinâmica, aguardando sua inscrição a taxa custa R$ 5,00 reais, falar com JOSÉLIA.

Reveja a Primeira Parte dessa entrevista  Aqui .


TEXTO DE JOHNNY RETAMERO
ASSISTÊNCIA DE DOMINGOS SÁVIO
FOTO DO BLOG REVISTA FRAGMENTOS

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande educador,mestre e dominador da lingua portuguesa,um exemplo de ser humano.que com seu bom humor contagia todos que tem o previlegio de conhecer-lo.
estou entusiasmada com sua intrevista ,nossa que bom ter em nosso meio um homem,um amigo,um professor um mestre.
Parabéns professor Jhonny pela iniciativa de entrevistar um mestre,na verdade digo com muita convção ,mestre entrevistando mestre isso é muito bom.adorei.
abraços