segunda-feira, 27 de junho de 2011

Xangô, o São João do Candomblé, ganha homenagem no Pátio de São Pedro


Da Redação do pe360graus.com
A época junina, celebrada pelos católicos, é, para o Candomblé, tempo de homenagear Xangô, o orixá da Justiça. No Recife, o domingo foi de homenagens gastronômicas a ele – em uma mostra de culinária afro no Pátio de São Pedro.


Vinte iguarias da culinária afro que usam ingredientes como milho, mandioca, côco, dendê, castanhas e muita pimenta. Cuscuz e vatapá estão entre os pratos mais apreciados pelo público que foi ao local. "Fui criada com mingau de mandioca e essas comidas típicas, agora aqui é mais gostoso. Quem veio pra cá veio em busca dessa ligação com as raízes", afirma a pedagoga Sandra Vasconcelos.

Algumas receitas têm nomes diferentes dentro da cultura do candomblé. É o caso da canjica, que no dicionário iorubá é 'ecó'. "Comida também usada para um orixá africano chamado Olocum, o deus do oceano", explica o babalorixá Nelson de Oyagigan.

A mostra contou com a participação de babalorixás e ialorixás representantes de oito terreiros da Região Metropolitana do Recife.


“Xangô representa a Justiça, é o rei”, diz a ialorixá Nailde de Oxum. Cada orixá representa um elemento da natureza. Xangô é o fogo, por isso o ritual religioso começa ao redor da fogueira. No altar, o vermelho da justiça e o branco da paz. Para o rei, armas e coroa – além de música e dança.

Um comentário:

Anônimo disse...

credo em cruz...
sangue de cristo tem poder!!!!!!!!!!!