segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cordel é usado para combater bullying em escolas públicas


A Vara da Infância e Juventude de Jaboatão dos Guararapes, em parceria com a Prefeitura do município, desenvolveu uma nova forma de combater o bullying nas escolas. Através de um cordel, representantes do Judiciário estadual e do Executivo estão abordando o tema durante visitas a instituições da rede pública de ensino. O próximo encontro acontece no dia 25 de julho, às 14h, na Escola Municipal Vânia Laranjeiras, em Cajueiro Seco.
O material , intitulado “Bullying escolar – A Peleja da Covardia com a Senhora Educação”, está sendo distribuído em dez escolas da rede municipal de Jaboatão identificadas com alto índice de violência.
A iniciativa tem como objetivo ajudar pais e educadores a prevenir e combater o bullying, fenômeno presente não só na escola como também na comunidade e que prejudica a formação de crianças e adolescentes.
O trabalho integra o Projeto Escola Legal, que tem como objetivo implantar uma cultura de paz, reprimindo e prevenindo a violência no âmbito escolar. Para a juíza da Vara da Infância e Juventude de Jaboatão, Sônia Stamford, que tem participado das visitas, o cordel ajuda a explicar o que é bullying para os jovens e os faz refletir sobre o assunto. “O fato dele ter uma linguagem bem presente facilita a compreensão dos adolescentes”, afirma a magistrada.
Com 20 estrofes distribuídas por seis páginas, o livrinho busca trabalhar o assunto de forma mais interessante para os jovens. O material foi desenvolvido pelo professor de Direito Penal e assessor da Prefeitura de Jaboatão, Isaac Luna. “Depois de realizar pesquisas sobre o tema, achei que seria interessante tratar o bullying de forma mais atraente para os estudantes e a estética do cordel já é algo interessante. A linguagem é divertida e tem muito a ver com a nossa cultura”, explica.
Portal do TJPE

Nenhum comentário: