25 DE JULHO - DIA NACIONAL DO ESCRITOR
Para marcar o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado naquele ano pela União Brasileira de Escritores- UBE, por iniciativa de seu presidente, João Peregrino Júnior e de seu vice-presidente, o célebre escritor baiano Jorge Amado. www.olocutor.com
Tereza de Bengala foi uma líder Quilombola do século XVIII que à frente do Quilombo do Quariterê em Mato Grosso, lutou por mais de 20 anos contra a escravidão brasileira. www.olocutor.com
No dia 25 de julho de 1992, na República Dominicana, por volta de 400 mulheres negras de todas as partes do mundo decidiram comemorar um reencontro há muito tempo idealizado por algumas mulheres negras. Irmanadas desse sentimento gestado, expandiram a idéia entre os continentes e firmaram o dia 25 de julho, para que celebrassem a vitória de estarem juntas, unidas na América Latina e no Caribe, sem perder o Axé, a dignidade, a perseverança, a persistência e as lutas e batalhas do cotidiano. www.acritica.net
25 DE JULHO – DIA DE SÃO CRISTÓVÃO, PADROEIRO DOS MOTORISTAS, DOS VIAJANTES E DOS TAXISTAS
São cristovão, rogai por nós.
www.velhosamigos.com.br
25 DE JULHO - DIA DE SANTIAGO MAIOR
Santiago Maior, apóstolo e Martim, também chamado de Santiago Filho do Trovão ou Santiago de Compostela, foi um dos doze Apóstolos de Jesus Cristo. Foi feito Santo e chamado de Maior para diferenciar de outro discípulo, Santiago Menor. Seu maior santuário encontra-se em Galiza na Espanha, Catedral de Santiago de Compostela. É aceito como Santo por todas as confissões cristãs. É festejado no dia 25 de Julho nas Igrejas Católica e Luterana, já os Ortodoxos comemoram no dia 30 de Abril.
A meados da Idade Média, passou a ser concedido aos católicos a indulgência plenária pelos seus pecados que se dirigissem, em peregrinação e penitencia, à Catedral de Santiago de Compostela, quando o seu dia santo calhasse num Domingo.
Além de Patrono da Galiza e da Espanha é o Santo Protetor dos cavaleiros, dos peregrinos, das peregrinações e dos caminhos; do exército espanhol, dos caminhoneiros, chapeleiros, fabricantes de peles, farmacêuticos, alquimistas e dos veterinários. É também invocado para a prosperidade das macieiras e outras árvores de fruto e contra o reumatismo. pt.wikipedia.org
CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR
A Confederação do Equador representou uma tentativa separatista de implantar o regime republicano na Província de Pernambuco no nordeste do Brasil, em 1824. O movimento representou um protesto à atuação autoritária do governo do Rio de Janeiro, nomeadamente o outorgamento por D. Pedro I da Constituição de 1824.
A província de Pernambuco encontrava-se dividida social e economicamente. Ao sul ficavam os grandes engenhos de açúcar ligados ao comércio externo, que se encontrava na mão dos portugueses. Ao norte ficavam os aglomerados urbanos e os campos de algodão, com ligações comerciais com a Inglaterra. O conflito entre estas duas forças gerou tensões sociais e políticas que levaram a várias manifestações de descontentamento, entre elas a Revolução Pernambucana de 1817.
A nomeação de Francisco Paes Barreto para governador de Pernambuco, em vez de Manuel de Carvalho Paes de Andrade, escolhido pelo povo, originou uma contestação, que levou à proclamação da Confederação do Equador a 02 de julho. Paes de Andrade foi então escolhido para presidente. As Províncias do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba dão o seu a apoio à Confederação.
A reação não se fez esperar. A cidade do Recife sofre um cerco terrestre e marítimo, mas resistiu. Sem solução à vista, D. Pedro I recuou na nomeação, mas o conflito armado não pôde ser evitado. As dissenções no seio da Confederação, nomeadamente a questão da abolição da escravatura, levou a que parte dos rebeldes se associassem às forças governamentais. Em setembro, as províncias de Paraíba e Rio Grande do Norte acabaram por cair, seguidas do Ceará, em dezembro.
Neste mês, é jurada a Constituição e o conflito sanado, com a condenação dos implicados. Frei Caneca mentor ideológico do movimento foi executado, bem como outros participantes no movimento. www.infopedia.pt
25 DE JULHO DE 1978 – NASCE O PRIMEIRO BEBÊ DE PROVETA
O Bebê de proveta é proveniente de uma inseminação artificial ou fertilização in vitro; não resulta de uma fecundação em condições naturais proveniente de uma relação sexual, mas da fecundação gerada em laboratório.
Designa-se proveta exatamente para aludir à sua "criação" laboratorial. O primeiro bebê-proveta do mundo chama-se Louise Brown e nasceu a 25 de Julho de 1978, em Bristol, Inglaterra. Os médicos britânicos envolvidos neste processo foram Robert Edward e Patrick Steptoe, na Bourn Hall Clinic, em Cambridge.
No dia 7 de outubro de 1984, nascia Ana Paula Bettencourt Caldeira na cidade de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, o primeiro bebê-proveta brasileiro.
O método da fertilização "in vitro" veio trazer novas esperanças aos casais inférteis, abrindo uma nova era no tratamento da infertilidade. Atualmente este método é utilizado, em diversas situações como no caso de bloqueamento das trompas de Falópio, em casos de espermatozóides deficientes ou em número reduzido. Cerca de 25% da gravidez por fertilização "in vitro" são gémeos, o que corresponde a uma incidência bastante superior à da gravidez natural em que o normal é surgir um par de gémeos por cada 80 nascimentos.
Método: Inicialmente é feita uma estimulação ovárica com fármacos indutores da ovulação, deste modo a produção de óvulos é aumentada, bem como a sua libertação. Estes são recolhidos com a ajuda de uma ultra-sonografia transvaginal, sendo depois levados para o laboratório onde serão fecundados por espermatozóides preparados.
Os óvulos e espermatozóides (50 a 100 mil por cada óvulo) são colocados num meio de cultura próprio, e se o processo for bem sucedido, os pré-embriões gerados são transferidos para o útero da mãe entre 48 a 120 horas após o ínicio deste processo. pt.Wikipédia.org
POSTADA POR WALKÍRIA ARAÚJO - DIRETO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES.
"Cristóvão" significa "aquele que carrega Cristo". Martirizado no século três, possivelmente viveu na Síria. De acordo com algumas das lendas, Cristóvão era um gigante materialista com manias de grandeza. Através de um ermitão, o gigante descobriu o verdadeiro Rei.
Informado, passou a fazer caridade para servir ao novo Senhor; Cristóvão trocou suas manias, e passou a servir seus semelhantes, pegando a nova causa com fé e garra, transformando-a em sua lei.
No rio, passou a baldear as pessoas, vadeando-as com louvor. Numa noite, um menino chegou ao bom gigante e lhe pediu: "É possível tu me transportar para a outra margem do rio?"
Cristóvão pegou o menino nos ombros e seguiu o seu roteiro.
Só que, a cada passo dado, o menino lhe pesava cada vez mais; parecia ao gigante estar carregando o peso do mundo inteiro! Ao observar o espanto de São Cristóvão, o menino lhe falou: "Em teus ombros, levaste mais que o mundo inteiro. Tu carregaste o Senhor do Mundo. Eu sou Jesus, aquele a quem tu serves...
ORAÇÃO DE SÃO CRISTÓVÃO
Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu encontrar, venham elas dos homens ou do espírito infernal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário