A brilhante escriptora MARTHA DE HOLLANDA que é, sem favor, um dos expoentes maiores do FEMINISMO, em PERNAMBUCO, recebeu do RIO DE JANEIRO, o expressivo telegramma abaixo, o qual indica o prestigio que o seu nome possue nas rodas femininas e intelectuas do paiz.
Nome tresentas mulheres indicamos NATHERCIA SILVEIRA, representante feminino projecto constituição, Pedimos sua solidariedade preciosa, (a) ILKA.
É o nome pessoal de MARTHA DE HOLLANDA, lembrado e prestigiando sempre, quando se cuida, ou precisa, das mulheres do norte. É isto deve confortar o espírito de nossa digna patrícia, evidenciando-lhe o muito carinho com que se a quer, no sul, e se comprehende o seu profícuo esforço, nestes últimos quatro annos, em prol da mulher. Attendendo á solicitação de suas companheiras do Rio, MARTHA DE HOLLANDA hypothecou, de logo, o seu concurso á causa de NATHERCIA SILVEIRA-brinlhante espírito e jurista esclarecida-cujo renome é dos mais fulgurantes, nas rodas litterias e sociaes do Brasil.
E, em conseqüência de seu apoio, aquella distincta feminista endereçou ao dictador GETULIO VARGAS o seguinte telegramma;
<Presidente GETULIO VARGAS- RIO- Mulheres brasileiras concientes anceiam representação feminina projecto Constituição Cultura talento erudita gaúcha NATHERCIA SILVEIRA indicam seu nome grande convenção política onde dará relevo seu polymathia jurídica amor Brasil. Empresto toda solidariedade pedindo attender grito mulher brasileira(a) MARTHA DE HOLLANDA>
E é assim que as mulheres, unidas e sem rivalidades, conseguirão, um dia, realisar o seu lindo sonho de liberdade e grandeza.
FONTE: JORNAL PEQUENO DE 05 DE JULHO DE 1932
OBS: O PORTUGUÊS FOI MANTIDO COMO NO ORIGINAL, MARTHA DE HOLLANDA É VITORIENSE E PRIMEIRA ELEITORA PERNAMBUCANA.
POSTADO POR JOHNNY RETAMERO
FOTO DO ARQUIVO PESSOAL
FOTO DO ARQUIVO PESSOAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário