quarta-feira, 6 de julho de 2011

Voto de cabresto e "buracos per capta" deram o tom na Câmara de Vereadores de Pombos


Teve inicio na última sexta feira (1 de julho), mais um período de reuniões na Câmara Municipal da Cidade de Pombos, faltaram a 1ª Sessão Ordinária desse período os vereadores José Chalegre de Farias (Chalegre Vereador do PMN) Luiz Felipe Ferreira (Luiz Baé do PTB) e Manoel Marcos Alves Ferreira (Dr. Marcos Vereador do PTB).
Após a leitura e aprovação da ata da reunião anterior o 1º secretario Marcos Severino da Silva (Marcos de Porteiras do PCdoB), fez a leitura do expediente para os vereadores e o público presente.
Do Executivo municipal chegaram dois Projetos de Lei um referente à legalização de lotes na Localidade de Bairro Novo para fins escriturários e outro criando o Conselho e Fundo Municipal dos Direitos do Idoso, que foram encaminhados para apreciação e posterior votação.
Quanto aos requerimentos o vereador Marcos de Porteiras solicitou a gestão municipal documentos e notas referentes à locação do palco onde foram realizadas as festividades juninas do município, também solicitou informações a respeito da contratação da Construtora Ingazeira Ltda. Que presta serviços ao município.
O vereador José Roberto dos Santos (Beto da Ambulância do PR) solicitou voto de aplauso ao Dr. Sergio de Carvalho Gomes Moreira, Delegado de Polícia do Município, por seu empenho a frente da Delegacia Municipal e solicitou da Gestão Municipal calçamento para algumas ruas do município.
Houve também comunicados de repasse de recursos para o município na ordem de oito milhões de reais e convites para eventos no município.
Dentre os comunicados o que chamou a atenção foi o oficio do Sr. Filogônio Araujo de oliveira, presidente do Partido dos trabalhadores do Brasil (PTB) no município Pombos, nomeando o vereador Luiz Felipe Ferreira para ser o líder do PTB na câmara municipal e informou que toda a matéria encaminhada para votação pelo Executivo Municipal terá o aceite do partido tendo em vista que o PTB, a partir desta data, faz parte da base do governo municipal e qualquer vereador do partido que não quiser seguir a orientação e determinação do mesmo peça a saída do partido porque caso fique e vote contra o pleito poderá ser julgado pelo partido por desobediência e infidelidade partidária.
Após discussão dos requerimentos houve a votação e o tempo livre para os parlamentares se expressarem
Resumo das discussões e tempo livre.
O vereador Marcos de Porteiras iniciou seu pronunciamento falando a respeito dos cento e oitenta mil reais que foram utilizados pelo município para alugar um palco para apenas seis dias de festa ficando o mesmo sem uso durante os dias seguintes, Marcos considerou um absurdo esse gasto, mediante os problemas que o município vem passando. O vereador disse que o dinheiro seria mais bem aplicado se fosse usado para minimizar os problemas que o município passa devido à falta de iluminação pública e com os buracos das vias públicas.
Marcos aproveitou para mais uma vez relatar o desinteresse da gestão municipal em atender aos requerimentos solicitando informações necessárias a respeito dos gastos municipais. Também informou que a empresa Ingazeira Construtora Ltda. foi contratada pela gestão municipal para construir um portal na cidade de Pombos, obra orçada em duzentos e treze mil reais deixando mais uma vez serviços mais urgentes sem fazer.
Marcos informou que o município recebeu mais de duzentos mil reais em repasse de IPVA e mais de um milhão de reais em ICMS, no entanto no local onde será construído o portal as ruas estão esburacadas e os postes com as lâmpadas queimadas.
Referente a um oficio do Ministério Público informando a instauração de um Inquérito Público, para apurar as denuncias da população, contra a empresa Brascon o vereador Severino Genário Felix da Silva (Genaro da Pedreira do PSB) subiu a tribuna para lembrar que não votou a favor da implantação da Brascon devido ao fato da mesma ter passado por vários municípios do estado e nenhum deles aceitou a mesma.
O vereador aproveitou também para rebater comentários que fizeram a respeito de sua situação financeira dizendo que, o que tem é devido a trabalho árduo ao longo do tempo.
A vereadora Maria das Graças Bezererra (Neide de Roque do PMN) iniciou suas explanações informando ao publico que há poucos dias passados houve uma sessão extra ordinária na câmara para a votação de um projeto de lei referente ao reajustes da tabela de vencimentos dos professores, onde a mesma foi transformada em lei e retroage à janeiro de 2011.
“Os cofres da prefeitura estão “bombando” de dinheiro, então não há motivo para que os professores não recebam o que é devido”, declarou a parlamentar.
A parlamentar indagou sobre um colégio do município que no mês de fevereiro foi fechado para fazer um reparo em uma sala de aula e até o presente momento não foi reaberto, Neide disse ter estranhado o fato de uma única sala ter dado problema e a gestão municipal ter desocupado todo o prédio, inclusive ter retirado todo o mobiliário do mesmo.
Continuando Neide denunciou o péssimo estado de conservação da estrada da antiga Usina Nossa Senhora do Carmo, a falta de iluminação pública os buracos das ruas do município que se fosse renda per capta seria um buraco para cada habitante e segundo ela o absurdo que foi gastar esse montante de dinheiro com um palco para a festa enquanto há colégios que foram atingidos pela enchente há dois anos e continua sem funcionar.
Encerrando a parlamentar indaga ao presidente da casa legislativa sobre o andamento das CPIs e se mostra indignada com o oficio enviado pela presidência do PTB obrigando aos seus vereadores a votarem conforme decisão do partido. A vereadora disse que o voto de cabresto está voltando na câmara de vereadores que a lei da mordaça esta prevalecendo na política de Pombos.
O vereador Beto da Ambulância iniciou seu tempo livre informando que a verba que foi gasta nas festas juninas vieram através do Ministério do Turismo e não poderia ser transferida para outras áreas, quanto as ruas o vereador disse que estão sendo feito os devidos reparos e que as mesmas serão asfaltadas até o final do ano. A respeito das obras da academia da cidade e da creche municipal elas foram retomadas e em breve serão concluídas.
Finalizando Beto se comprometeu a verificar pessoalmente a situação do grupo escolar fechado por causa de uma rachadura em uma das salas de aula e comunicou que o atendimento medico da maternidade foi normalizado com a chegada do medico que faltava e encerrou suas palavras dizendo que apesar das dificuldades ainda acredita e aposta no governo atual de seu município.
Antes de encerrar a sessão, o vereador Joabes Gomes da Silva (Murilo Força Jovem do PR) Presidente da Casa Legislativa, nformou a vereadora Neide de Roque e ao público presente que a CPI da Educação e da Saúde estão paralisadas, mas o judiciário da casa está providenciado uma audiência com o desembargador para sua definição.
Murilo encerrou o expediente convidando a todos para a próxima sessão e informou que a população pode acompanhar os trabalhos da casa pelo site oficial da câmara www.cvpombos.pe.gov.br, ao vivo pela Rádio Brasil FM e pelo Blog Vitoria1.com.
Por Orlando Leite

Nenhum comentário: