sábado, 30 de julho de 2011

INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO EM HOMENAGEM A JESUS CRISTO MARCA A PASSAGEM DO SÉCULO XIX PARA O SÉCULO XX EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE

PARTE 3

A DESCRIÇÃO DO MONUMENTO A JESUS CRISTO

SEBASTIÃO GALVÃO assim descreve: “Uma pirâmide de ordem composta, encimada por esfera armilar de cobre dourado, que serve de base a uma cruz do mesmo metal. 

A base, toscana, quadrangular, assenta em três degraus, que recebem a cornija do pedestal, rematado pelo acrotério da mesma ordem, sobre a qual assenta, em planos inclinados, terminado por arestas brancas nos ângulos. 

O pedestal é revestido de uma imitação de mármore tão perfeita que ilude e satisfaz ao observador mais exigente, tendo no centro da face do ocidente, a seguinte inscrição: 

PAPA LEÃO XIII
Homenagem do povo victoriense a JESUS CRISTO REDEMPTOR, ao findar o século XIX, no ano de MCM, governando a Igreja Universal o PAPA LEÃO XIII. 

Na face do oriente, um anagrama formado pelas letras J.C.R. abaixo do primeiro degrau, assenta um gradil de ferro, que serve de amparo ao monumento”.

OBS: Desde jovem sempre ouvi falar que haveria objetos na chamada PIRÂMIDE da MATRIZ, o que ta mais que comprovado por este texto do PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO, porém, no governo de CARLOS BRECKENFELD, foi aberta a pirâmide no local determinado e nada foi encontrado, o que é lamentável.



REVEJA A SEGUNDA PARTE Aqui



FONTE: HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
           LIVRO DO PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO
           
POR JOHNNY RETAMERO

Um comentário:

Manoel Carlos disse...

fale quem quiser mas nos momentos em que o estado era ligado à Igreja as coisas eram melhores.