Renata Coutinho da Folha de Pernambuco
Cenários diferentes têm chamado a atenção da população de Belo Jardim e de quem visita a cidade, localizada no Agreste pernambucano. As pinturas nas paredes de prédios públicos e privados encantam à primeira vista pelas cores, mas o que há por trás é um misto de história e poesia. Os desenhos ao ar livre fazem parte do projeto “Arte na Rua” e levam aos olhos da população fatos do passado do município que vão ajudar a contar e relembrar acontecimentos que marcaram a história da cidade.
Desde que foi lançado, em janeiro deste ano, já foram pintados mais de oito cenários. O projeto, idealizado pela professora Dulce Ramos, tem apoio da prefeitura da cidade. “Faz uns dez anos que tive essa ideia de pintar a cidade com as lembranças que tornaram Belo Jardim o que é hoje. Além de resgatar acontecimentos, o projeto também suscita o talento dos artistas”, comentou Dulce Ramos.
Quando ela falou em talento, queria enaltecer a figura do artista plástico José Márcio de Barros, mais conhecido como Biluca, que é o responsável pelos desenhos. “Dulce ficou entusiasmada com a ideia de pintar os fatos importantes de Belo Jardim depois que uma amiga visitou uma cidade alemã onde usavam painéis nas ruas para retratar a história. Logo, ela me chamou para colocar a ideia em prática aqui”, disse.
Imagem: Jornal deCaruaru |
Imagem: Portal RádioLiberdade |
Nenhum comentário:
Postar um comentário