terça-feira, 5 de julho de 2011

Portal auxilia candidatos ao primeiro emprego

A busca pelo primeiro emprego é sempre uma situação assustadora, principalmente para os jovens. Primeiro, porque eles, muitas vezes, não sabem o que e onde procurar. Ainda estão confusos na escolha da carreira. Segundo, porque não conhecem bem as suas aptidões e qualidades profissionais, já que não tiveram experiência que lhes revelasse essas características.
Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, conseguir o primeiro emprego torna-se mais difícil, principalmente entre os jovens que ainda não tiveram nenhuma experiência profissional. Segundo especialistas, segurança, confiança e qualificação profissional são características fundamentais para se sair bem em uma entrevista de emprego, e um dos problemas que mais atormenta os candidatos é a ansiedade e a falta de preparação.
Segundo especialistas em Recursos Humanos, uma entrevista de emprego é a oportunidade do candidato ‘vender’ seus pontos fortes e suas qualidades. Mas, essa faixa etária, que já tem uma ansiedade natural, muitas vezes não sabe como se comportar durante a entrevista. Outro desafio é saber definir as qualidades que são interessantes para o cargo desejado.
Pensando nesse público, a Technology & Training Institute (T&T) lançou o simulador virtual 3D de entrevistas. O portal Admissão - Meu Primeiro Emprego (www.portaladmissao.com.br) foi lançado com um simulador para avaliar o desempenho em uma entrevista de emprego. A diretora da T&T, Cristinna Araújo, diz que mais adiante o portal receberá adequações, como simuladores segmentados por carreiras.
“Devido à plataforma lúdica, o Admissão - Meu Primeiro Emprego permite que o candidato vivencie uma experiência real no mundo virtual, minimizando os prejuízos dos aprendizados”, comenta Cristinna. O portal permite que candidatos vivenciem um dos momentos mais tensos do início da carreira, isso tudo em ambiente virtual e interativo. O simulador proporciona um alívio ao estresse típico de momentos pré-entrevista, oferecendo mais segurança ao candidato, além de estar alocado virtualmente.
A simulação no portal tem duas etapas: a entrevista e a dinâmica de grupo. O primeiro desafio do candidato é ser aprovado na entrevista, que consiste de perguntas e respostas que fogem ao trivial. Em seguida, ocorre a dinâmica de grupo. São três games que testam raciocínio lógico, agilidade e cumprimento de prazos.
Ao final do processo, o simulador emite um relatório com o diagnóstico do candidato, suas características em processos seletivos e oferece dicas de como melhorar o seu desempenho, os seus pontos fortes e quais devem ser trabalhados.
Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: