quarta-feira, 3 de agosto de 2011

HÁ 366 ANOS OCORRIA A BATALHA DO MONTE DAS TABOCAS EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO


A BATALHA DO MONTE DAS TABOCAS


A partir de hoje o BLOG VEN apresenta uma série de reportagem sobre a insurreição pernambucana, dando enfase a VITÓRIA DE SANTO ANTÃO e em parceria com nossa correspondente WALKÍRIA ARAÚJO, escreveremos sobre as batalhas do MONTE GUARARAPES e sobre o município de JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE. AGUARDEM!

O INÍCIO

OS COMBATENTES

ORGANIZAÇÃO PARA O COMBATE

PATRIOTAS

Os patriotas organizavam-se em terços( terça parte de um regimento – batalhão), grande unidade de combate à base de infantaria. Cada terço enquadrava vários troços(companhias) ou bandeiras. Cada companhia(troço) possuía um efetivo de 30 até 100 homens e era comandada por um capitão , um alferes, dois sargentos e quatro cabos-de-guerra. 

Um terço possuía de 250 a 1.200 homens e era composto por um comandante(mestre de Campo, equivalente e coronel), um ajudante(sargento-mor, equivalente a major). A companhia de emboscadas, desenvolveu grande capacidade de combater isolada. Esta organização seguia orientação geral lusa, de origem espanhola, mas com marcada influencia brasileira (nativa), resultado de quinze anos de luta. 

Era a chamada “GUERA BRASÍLICA” que, fundamentalmente, utilizava a surpresa, a velocidade, a iniciativa, a coragem, o aproveitamento judicioso do terreno e o violento combate corpo-a-corpo à espada.

HOLANDESAS

A organização do exército holandês baseava-se nos ensinamentos colhidos das vitórias de GUSTAVO ADOLFO, rei da SUÉCIA, durante o período da GUERRA DOS 30 ANOS(1616-1648).

As tropas eram formadas por regimentos constituídos de batalhões e estes, por sua vez, por companhias.

MAURÍCIO DE NASSAU introduziu o principio da reiteração de esforços, principio que se constituía na formação de três escalões de combate:

1ª Escalão- 2 batalhões em linha reta, lado a lado e a 100 passos do segundo (vanguarda).

2ª Escalão - 4 batalhões lado a lado, em forma de meia lua. Suas  extremidades desbordavam as alas do 1ª Escalão, assegurando-lhe proteção de flancos(Corpo de Batalha)

3ª Escalão – 2 batalhões em Reserva, distantes, 400 passos do segundo, e em condições de intervir no combate para decidir a batalha ou, em caso de insucesso, cobrir a retirada(Retaguarda).

CONTINUA...

FONTE:AS INVASÕES HOLANDESAS - A BATALHA DO MONTE DAS TABOCAS.
          LIVRO DE CLAÚDIO SKOPA ROSTY

POR JOHNNY RETAMERO 

Nenhum comentário: