segunda-feira, 5 de setembro de 2011

05 de Setembro Dia da Amazônia


Hoje comemoramos o dia da Amazônia, a maior floresta tropical não só do Brasil... ou  das Américas... mais de todo o mundo. Porem esse valiosíssimo tesouro natural, que possuímos, há anos vem sendo devastado. Atitudes vêm sendo tomadas para amenizar esse problema que persiste e tem efeitos em todo o Brasil.

A floresta Amazônica ocupa dois quintos da América do Sul e metade do território brasileiro, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.


Não só o tamanho da floresta que impressiona mais também a riqueza em minerais, espécies vegetais e animais, além de guardar cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo (graças ao grande volume de água dos seus rios). Sem falar no seu papel de reguladora do equilíbrio do clima mundial pela sua alta absolvição de carbono.

Apesar de todos esses fatores positivos ela vem sofrendo há séculos com a devastação irracional do ser humano. Segundo números atualizados da Embrapa divulgado no último dia (02/09) no Palácio do Planalto, mostra que a agricultura é responsável por 4,9% do desmatamento. Mais de 60% das matas foram derrubadas para a formação de pastagens.

As conseqüências são do tamanho da destruição, mas ações vêm sendo tomadas, a passos lentos mais já é um “atrasado começo”, 21% das áreas em processo de recuperação, que representam 150 mil quilômetros quadrados ou 15 milhões de hectares funcionam como sumidouros de dióxido de carbono (CO²), o principal gás de efeito estufa isso falando só nesse pequena porção em recuperação e só falando no aspecto climático, se formos dialogar de uma forma mais abrangente e abordando outros aspectos vamos ver  que problema é muito mais complexo e grave do que muitos pensão e que a mídia divulga.

Diego f ramalho (com informações do IBGE) 

Nenhum comentário: